quinta-feira, maio 10, 2007

Um plátano que é bastardo!


Padreiro (Acer pseudoplatanus L.) - Encosta da Covilhã, Serra da Estrela

A espécie Acer pseudoplatanus L. é designada vulgarmente como padreiro ou plátano-bastardo (dada a semelhança das folhas com as dos verdadeiros plátanos, isto é, as árvores do género Platanus).

Raminho em flor (Acer pseudoplatanus L.)
O padreiro é uma das árvores autóctones mais características do território continental onde predominam as influências atlânticas.

No entanto, é uma espécie disseminada em boa parte do país, sobretudo a norte do Tejo, sendo das poucas espécies autóctones utilizadas com alguma frequência como espécie ornamental nas cidades.

De acordo com alguns botânicos que estudaram a flora da Serra da Estrela, como Jan Jansen, o padreiro poderá ter sido espontâneo no passado, mas os exemplares que hoje se podem observar resultaram de reintroduções. No entanto, dada a facilidade com que a espécie se dissemina em muitos locais da Serra, tal é indicador de condições adequadas à espécie.

Padreiro (Acer pseudoplatanus L.) - Paredes de Coura

P. S. - No centro de Paredes de Coura, tal como já tinha escrito aqui, existe um magnífico exemplar desta espécie, o maior que conheço no nosso país.

Sem comentários: