sexta-feira, maio 25, 2007

Bom fim-de-semana

Parque Nacional da Peneda-Gerês (Pitões das Júnias - Agosto de 2004)

Queria dar publicamente os parabéns ao Octávio Lima pela qualidade do Ondas 3 e pela persistência de quem deve passar horas a devorar todo o tipo de sites e jornais à caça de informações sobre ambiente...obrigado.

Só deste modo, porque existe alguém como o Octávio, é possível descobrir notícias que de outra forma nos passariam ao lado; como a da edição, na vizinha Espanha, de um guia que propõem 100 trajectos para conhecer aquelas que são, na opinião dos respectivos autores, as 100 árvores mais impressionantes do país vizinho (ler aqui a notícia do El Mundo).

Esta obra surge no seguimento do livro editado há dois anos (Árboles, leyendas vivas), que surgiu de um projecto de localização, estudo e protecção destas jóias vegetais (ver aqui algumas destas árvores).

P. S. - Ainda a propósito dos sobreiros e da cortiça, queria agradecer ao Manuel a visita guiada ao Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês, em Silves (museu que venceu o prémio Luigi Micheletti 2001 do European Museum Forum, como o melhor museu industrial europeu).

Foi uma bela aula de história...

2 comentários:

Anónimo disse...

Apoio a referência ao O. Lima. É, de facto, uma fonte de informação imprescindível.
Já consultei o site das árvores monumentais em Espanha e algumas são verdadeiramente espectaculares.
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Obrigado pelos elogios. Junto o útil ao agradável: pratico línguas, exercito a leitura rápida e técnicas de sumário e disponibilizo isso tudo. Folgo em saber que há gente que aprecia e faz bom proveito das informações disponibilizadas. Bem hajam pelos incentivos. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)