sexta-feira, abril 18, 2008

A oliveira classificada de Lagoa

Oliveira (Olea europaea L.) - estrada Lagoa-Bemparece

Parcialmente oculto por diversos rebentamentos, o tronco desta monumental oliveira (Olea europaea L.) situada em Lagoa, esconde a sua própria grandeza do olhar dos que passam na estrada.

Como que incomodada pela sua própria grandeza, prefere esconder-se abaixo do movimento da estrada, evitando as "luzes do estrelato".

Oliveira (Olea europaea L.) - estrada Lagoa-Bemparece

Porém, motivos não lhe faltam para a fama, a começar pela sua idade que ronda os 1 000 anos. O tronco tem a 1, 50 metros* do solo, um perímetro que ultrapassa os 7 metros, fazendo desta oliveira uma das mais grossas do Algarve (das que conhecemos, apenas é superada pela oliveira classificada de Pedras d'el Rei e pela oliveira da Tôr).


* O P.A.P. é medido usualmente a 1,30 metros do solo mas, neste caso, dada a profusão de vegetação em redor do tronco da árvore, vimo-nos forçados a medi-lo um pouco acima desse valor.


Para mais pormenores sobre as dimensões desta oliveira e a respectiva localização, por favor consultem o Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo.

Oliveira (Olea europaea L.) - estrada Lagoa-Bemparece

P.S. - As duas primeiras imagens foram tiradas ao nível da base da oliveira, enquanto a última imagem transmite o seu aspecto ao nível da estrada que liga Lagoa a Bemparece.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um blogue que é um monumento, pelo tema e qualidade, Fiquei maravilhado. Boa semana.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Um sincero obrigado pelos elogios ao blogue. Boa semana.