quarta-feira, abril 02, 2008

Festival de Árvores # 22

A cada ano o mesmo milagre das cerejeiras (Prunus avium L.) em flor

- Festival de Árvores pela primeira vez em língua portuguesa no blogue Árvores Vivas em Nossas Vidas.

- A Câmara da Lousã teve a gentileza de responder ao meu pedido de esclarecimento; não foi possível esclarecer a responsabilidade das podas retratadas, uma vez que não consegui localizar a freguesia. Foi-me respondido que a poda das árvores ornamentais na cidade da Lousã é feita por uma empresa especializada em arboricultura (sem ter sido mencionado o nome da mesma), mas que a poda em freguesias fora do núcleo urbano é realizada geralmente pelas respectivas Juntas.

No entanto, foi-me garantido que é intenção da autarquia fornecer aos responsáveis municipais pelos espaços verdes na Câmara e nas Juntas de Freguesia, uma formação técnica adequada para a manutenção das árvores ornamentais.

Saúdo esse objectivo mas continuo a lamentar o que as fotos retratam, independentemente da respectiva responsabilidade.

- Um site norte-americano contra a poda inadequada de árvores e arbustos: PlantAmnesty (agradeço ao Gintoino a informação).

- Ainda os teixos das Astúrias.

- Plantação de árvores por iniciativa da Liga para a Protecção da Natureza na Horta de Vale Gonçalinho (Castro Verde) no próximo dia 5 de Abril (agradeço à Maria a informação):

- Uma notícia interessante (embora já com alguns dias): Trocar papel velho por plantas novas em Alcobaça.

- Serra do Reboredo (Torre de Moncorvo) começou a ser reflorestada: "...queremos fazer uma mata que seja de difícil propagação dos fogos e que seja uma mata modelo a nível nacional."

- O grupo ecologista GAIA e a associação de pais da eco-escola Verdes Anos pretendem transplantar quarta-feira as árvores da Estrada Militar de Benfica, onde as obras da CRIL destruíram dezenas de hortas e jardins desde a semana passada (notícia RTP).


- O autor deste blogue é contra a construção de uma barragem na foz do Tua. Assinem e divulguem as petições que circulam pela internet. (Voltarei a este assunto)

Sem comentários: