sábado, abril 19, 2008

O charme discreto de uma laranja

Rua Nuno Álvares Pereira - Covilhã

Desde que me recordo, este pequeno recanto numa rua do centro da Covilhã sempre me agradou, em particular pelo contraste do laranja face aos tons cinzentos do Inverno.

Tendo optado por viver a Sul, a laranjeira é hoje uma constante nas paisagens que percorro diariamente e o seu período de floração um deleite sem o qual já não me imagino...Se eu tivesse que definir o Algarve por uma única sensação, faria uso do cheiro da flor da laranjeira, essa obsessão que alastra por todo o barrocal no início da Primavera.

E ainda que este efeito seja irrepetível a Norte, estas laranjeiras e tangerineiras que subsistem em quintais do centro histórico da Covilhã, mantêm o mesmo charme e continuam a conferir o mesmo exotismo meridional à cidade que trepa as encostas da Estrela.

3 comentários:

Carlos Rebola disse...

Aqui na minha região, Coimbra, é o limoeiro que nos alegra com a sua amarelo intenso...
Bom Domingo e um abraço Pedro
Carlos Rebola

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Carlos,


Conheço bem Coimbra e algumas das grandes árvores do Botânico, da Quinta das Lágrimas, do Choupal ou de Vale de Canas.

Mas uma das primeiras imagens que associo a Coimbra é a dos laranjais à beira do Mondego.

Dentro de duas semanas irei a Coimbra e estou curioso para ver se resistiram ao avanço do betão.

Um abraço e boa semana.

josnumar disse...

Bom dia Dr.Pedro Nuno!
Acabei de ler a mensagem que deixou no Malcata.net acerca do castanheiro. Agradeço o empenho que tem feito. Através do seu blog"Sombra Verde" fui visitar o site da DG...e verifiquei que este ano e em 2007 já foram classificadas árvores da família do castanheiro de Malcata. Estou a preparar uma mensagem para enviar para esse site e fazer reavivar a memória dessas pessoas. Pode demorar, mas vamos conseguir classificar a árvore e assim(pensamos nós) ficar mais protegida e talvez viva mais una anos e quem sabe um dia, numa tarde de muito calor possamos disfrutar da sombra que os ramos e folhas desse castanheiro oferece aos que se sentam aos seus pés.
Um abraço e admiro o seu interesse pelas árvores.