quarta-feira, março 07, 2007

A Serra e o carvalho

Vale do Zêzere, Serra da Estrela

A Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela vai promover, no próximo dia 12 de Maio, a 1ª Caminhada pelo Ambiente da Serra da Estrela.


Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Alcaide


Um leitor atento deste blogue, que partilha a preocupação pela podite aguda que ciclicamente mutila as nossas árvores, enviou-me este fotografia do carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) do Alcaide (árvore sobre a qual já falei em ocasiões anteriores, ver aqui, e que nunca é demais sublinhar, deveria merecer dos respectivos órgãos autárquicos, a maior atenção e rigor na sua conservação).

Esta espécie está confinada no distrito de Castelo Branco, a áreas restritas dos concelhos mais a norte (Covilhã, Belmonte e Fundão), sendo este exemplar do Alcaide um dos melhores (se não o melhor...) exemplar conhecido.


A poda dos ramos inferiores, não sendo tão chocante ao olhar como outras podas que vemos com regularidade, acabou por desfigurar parcialmente a árvore. Acresce que, quando estas operações não são bem executadas, permitem nas zonas cortadas o aparecimento de zonas de infecção que acabarão depois por se propagar a outros partes da árvore, debilitando-a através do desenvolvimento de várias doenças.

2 comentários:

ljma disse...

Obrigado pela divulgação dada à Caminhada pelo ambiente! Há-de ser um dia bem passado!
Um abraço!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Espero que corra bem...infelizmente, vou ter que me contentar em ver as fotografias no "Cântaro".

Abraço