sábado, março 17, 2007

A despertar do sono invernal...

Olaia (Cercis siliquastrum L.) - [são ainda visíveis os frutos do ano anterior]

A olaia (Cercis siliquastrum L.) é uma árvore originária do Mediterrâneo Oriental, muito utilizada no nosso país como espécie ornamental.

Esta espécie é conhecida, nomeadamente nos países de língua inglesa, como a "árvore de Judas" (Judas tree). Este facto, supostamente deriva de uma lenda, segundo a qual Judas se teria enforcado numa árvore desta espécie. A lenda acrescenta ainda que as flores seriam brancas e que teriam posteriormente corado de vergonha, adquirindo a sua tradicional coloração rosa (na realidade, existe uma variedade que possui flores brancas).

A primeira fotografia foi tirada no passado Sábado na Covilhã e mostra uma olaia ainda em profundo sono invernal, enquanto as duas restantes mostram uma olaia já em plena floração, em Silves.



1 comentário:

Ana Ramon disse...

Há uns anos atrás comprei uma olaia num horto. Queria ter uma mancha cor-de-rosa no jardim. Mas quando ela floriu pela primeira vez verifiquei que as flores eram brancas. Pensei que me tinham enganado e que plantara outra árvore qualquer.. mas as folhas eram de olaia e o tipo de flores também. Ao ler este post percebi que afinal até há olaias de flor branca. Fiquei mais descansada :))))