quinta-feira, outubro 05, 2006

O carvalho do Alcaide

Num daqueles passeios sem destino definido à priori, acabei no Alcaide, (aprazível aldeia na encosta norte da Gardunha), onde descobri este belo carvalho-alvarinho (Quercus robur L.).



Trata-se, sem dúvida, de um dos melhores exemplares de carvalho-alvarinho que conheço na região, e que merece todo o cuidado da Junta de Freguesia do Alcaide e da Câmara Municipal do Fundão, na respectiva salvaguarda. A árvore é de dimensões algo modestas quando comparada com alguns exemplares classificados no Norte e Centro do país, no entanto, é um exemplar digno de registo até por se tratar de uma espécie pouco frequente no interior beirão.
Acresce que a árvore apresenta-se bastante vigorosa pelo que, se devidamente protegida de podas (a que alguns plátanos vizinhos não conseguiram escapar!), poderá vir a ser dentro de algumas gerações, um exemplar notável para a espécie.



Renovo o apelo aos representantes locais do poder autárquico e, sobretudo, à população do Alcaide, para que se empenhe de forma activa na defesa do seu património.

2 comentários:

ljma disse...

O carvalho do Alcaide conheço eu! Mais que uma vez me fiquei ali, a admirá-lo... É uma senhora árvore, de facto!

pedro n. t. santos disse...

Ora aí tens então um bom sítio para apanhar bolotas! Abraço