(...) a que raramente damos valor: poder chegar à janela do nosso trabalho (neste caso, a minha sala de professores) e ver árvores...Árvores por inteiro!
Esta escola (EB 2,3 Dr. Garcia Domingues - Silves) é dos poucos exemplos que conheço sem casos de "podas correctivas". As pessoas tendem a esquecer que, sobretudo para as crianças, uma imagem vale mesmo mais que mil palavras.
Por este motivo, da nada adianta estarmos com comemorações do Dia da Árvore se, no dia-a-dia, permitirmos que as árvores sejam mutiladas.
Ao contrário do que se possa pensar, as crianças são muito sensíveis a estas contradições e hipocrisias; negá-lo é não as compreender.
No fundo, estou-me a repetir relativamente ao que já aqui tinha escrito quanto ao papel das escolas na educação ambiental e a muitos equívocos associados às comemorações do Dia da Árvore.
1 comentário:
É um grande privilégio, sim. Eu também tenho um jacarandá perto de mim, que vejo todos os dias.
Quanto à Tree Parade, é mais uma das iniciativas que não trazem grande vantagem para as árvores, mas, como bem dizes, há que ter esperança e incentivar as crianças a gostarem delas.
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