sábado, junho 23, 2007

Ensinar a amar

Castanheiros-da-índia em Phoenix Park (Dublin)

Descobri hoje uma iniciativa que me deixou fascinado na minha dupla condição de professor e amante das árvores. Chama-se Tree for All e é uma iniciativa do Woodland Trust; esta iniciativa visa proporcionar a oportunidade de cada criança do Reino Unido poder plantar uma árvore.

Os objectivos desta campanha são ambiciosos e visam plantar 12 milhões de árvores entre Setembro de 2004 e 2009; até ao presente momento foram plantadas perto de 4 milhões de árvores, segundo informação constante no site da campanha.

Esta seria uma excelente iniciativa que poderia ser posta em prática em Portugal e para tal deixo aqui o desafio à sociedade civil e às diferentes organizações e associações ligadas à conservação do ambiente. Claro que o governo, através dos ministérios da Educação, do Ambiente e da Agricultura, deveriam apoiar estas iniciativas, mas não podemos estar à espera que o Estado faça tudo!... O sucesso da iniciativa "Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela" mostra-nos que é possível ter sucesso neste tipo de projectos.

Entretanto, dentro desta temática da sensibilização dos mais novos para a importância das árvores, não posso deixar de saudar a iniciativa Tree Parade (uma organização conjunta da Direcção-Geral dos Recursos Florestais e da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular), cujos trabalhos estiveram patentes em Lisboa (no Terreiro do Paço) e estão agora expostos no Parque da Cidade, no Porto (ver imagens aqui e aqui).

1 comentário:

Anónimo disse...

É pena não poder vir.
Sabe que na parte norte do concelho de Campo Maior há azinheiras espectaculares?
Qualquer dia tem de programar uma visita a esta região.
Bom domingo