quinta-feira, setembro 06, 2007

Festival de árvores #15

Castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum L.) - Campo de San Francisco (Oviedo)

A edição de Setembro do Festival of the Trees está já disponível para consulta no blogue Raven's Nest.

2 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Espectacular é o que se pode dizer!
Já fiquei a saber o nome científico do "castanheiro da índia", aliás, uma árvore relativamente vulgarizada em Portugal em termos ornamentais, se bem que pouco plantada ultimamente.
Agradeço-lhe imenso o comentário que me fez o favor de deixar no meu blogue acerca daquela história do quercus robur ou rubra, junto à placa comemorativa no jardim de Sto. Agostinho em Leiria.
Uma barbaridade. O que mais me incomoda é que da parte da Câmara nem uma resposta ao e-mail que lhes mandei recebi até à data. Mas vou insistir, que tenho todo o direito a ser informado do que se pretende fazer no futuro próximo. Muda-se a placa ou trasnplanta-se a árvore? Ainda estamos a tempo.
Um abraço
antonio

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro António,

Em relação à situação de Leiria é insistir com a câmara. Na minha modesta opinião, penso que procedeu bem em contactá-los primeiro, de forma directa; mas, se continuarem sem dar resposta, experimente denunciar a situação através da comunicação social local.


Eu também gosto muito dos castanheiros-da-índia e tenho pena que não se plantem em maior número, sobretudo ao nível dos grandes jardins onde pudessem ter a possibilidade de crescer sem serem "amputados" na sua beleza.
Há dois anos tive oportunidade de ir à Irlanda e constatei que por lá é das espécies mais plantadas como ornamental; é fácil encontrar exemplares enormes na maioria dos jardins e parques públicos.

Abraço e bom fim-de-semana