...no cruzamento para a Rosa Negra, entre a Covilhã e as Penhas da Saúde, surge um pequeno bosque que, entre outras surpresas, esconde alguns exemplares de pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris L.) que escaparam ao grande incêndio do começo da década passada.
Folhas de faia (Fagus sylvatica L.)
Este é também um dos locais da Serra da Estrela onde foi introduzida a faia (Fagus sylvatica L.), árvore da família das Fagaceae (a mesma dos carvalhos e do castanheiro), mas que na Península Ibérica é autóctone apenas em certas zonas mais húmidas do Norte de Espanha.
2 comentários:
Pedro, como já comentei mais abaixo, no domingo estive aí pela serra acima e concretamente no cruzamento da Rosa Negra. E apesar de ter visto tanta coisa fizeram falta estas indicações para ver mais ainda, rs
Abraços para essa Serra, que continua linda!!
Olá,
A encosta está a ficar com uma biodiversidade dendrológica interessante e está hoje (felizmente) muito distante dos anos de desolação que se seguiram ao grande incêndio dos anos 90.
É pena nas zonas a menor altitude nada ser feito para reconverter as zonas ocupadas por mimosas que são, aliás, um problema gravíssimo neste concelho e noutros vizinhos, como o de Belmonte.
Bons passeios :)
Enviar um comentário