domingo, setembro 16, 2007

Subitamente, a meia encosta...

Pinheiros-silvestres (Pinus sylvestris L.)

...no cruzamento para a Rosa Negra, entre a Covilhã e as Penhas da Saúde, surge um pequeno bosque que, entre outras surpresas, esconde alguns exemplares de pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris L.) que escaparam ao grande incêndio do começo da década passada.

Folhas de faia (Fagus sylvatica L.)

Este é também um dos locais da Serra da Estrela onde foi introduzida a faia (Fagus sylvatica L.), árvore da família das Fagaceae (a mesma dos carvalhos e do castanheiro), mas que na Península Ibérica é autóctone apenas em certas zonas mais húmidas do Norte de Espanha.

2 comentários:

Crix disse...

Pedro, como já comentei mais abaixo, no domingo estive aí pela serra acima e concretamente no cruzamento da Rosa Negra. E apesar de ter visto tanta coisa fizeram falta estas indicações para ver mais ainda, rs
Abraços para essa Serra, que continua linda!!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá,

A encosta está a ficar com uma biodiversidade dendrológica interessante e está hoje (felizmente) muito distante dos anos de desolação que se seguiram ao grande incêndio dos anos 90.

É pena nas zonas a menor altitude nada ser feito para reconverter as zonas ocupadas por mimosas que são, aliás, um problema gravíssimo neste concelho e noutros vizinhos, como o de Belmonte.

Bons passeios :)