sábado, janeiro 27, 2007

Amor pelas árvores





A partir da página da Asociación Española de Arboricultura (AEA) descobri a iniciativa "Capital Europeia da Árvore", a qual, por decisão da AEA e do European Arboricultural Council (EAC), decorrerá este ano em Valência (ver aqui).



No ano 2000, a cidade de Valência assinou a Declaração dos Direitos da Árvore na Cidade como uma forma de compromisso com as árvores, já que estas cumprem um conjunto de funções essenciais nas cidades. É no seguimento deste contexto, que surgiu a decisão conjunta do EAC e da AEA, de atribuir a esta cidade espanhola o título de Capital Europeia da Árvore no presente ano.


Deste modo, a Consejalía del Área de Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible y a Asociación Española de Arboricultura irão realizar, de 5 a 10 de Março de 2007, uma série de eventos que, na sua globalidade, farão de Valência a Capital Europeia da Árvore.
Chamo igualmente a atenção para a Declaração Europeia da Árvore, disponível no site desta iniciativa.

Para dar boas notícias como esta, vale sempre a pena interromper uma pausa de fim-de-semana!


P.s. - Não seria bom que por cá tivéssemos um pouco mais de amor e respeito pelas árvores? Não será este atraso em termos de cultura cívica, muito mais do que as diferenças relativas à economia, aquilo que verdadeiramente nos afasta da restante Europa?

3 comentários:

João Soares disse...

Parabens pelo seu simpatico blogue.
Será bem vindo ao meu BioTerra.
Ecoabraços.
Joao

Hobbes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Obrigado pelo elogio.
Abraço