quarta-feira, março 19, 2008

Seja um amigo das ruas com árvores



O Cesar Cardia dos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho teve a gentileza de me enviar este cartaz que publicita a classificação desta rua de Porto Alegre como Património Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental desta cidade brasileira.

Considero que este grupo de moradores e a respectiva luta para salvar as árvores da sua rua, deveriam ser um estímulo e uma bandeira para todos os que, deste lado do Atlântico, lutamos contra a incompetência das câmaras municipais e juntas de freguesia, na gestão do património arbóreo dos municípios portugueses.

Deste modo, e inspirados por este exemplo, apelo a que escrevam cartas para as câmaras e para as juntas de freguesia, para os jornais e outros órgãos de comunicação social, para que enviem textos e fotografias para blogues mas, acima de tudo, para que não se calem e não se conformem.

Tal é o caso de muitos cidadãos de Unhais-da-Serra (Covilhã) que, perante este crime, continuam a deixar os seus comentários neste texto de Outubro passado.
Num país que nutre tanto desprezo e ódio pelas árvores, esta revolta do povo de Unhais é também ela uma inspiração para continuarmos a denunciar estas infâmias. Apetece-me emendar o título do meu texto de Julho passado, Uma vila de interesse público, para Uma vila e um povo de interesse público, tão raro é ver no nosso país uma gente que defenda as suas árvores.


Denunciemos o que há para denunciar e, sobretudo, salvemos o que ainda há para ser salvo!

Eu sou amigo das ruas com árvores! Seja mais um.

1 comentário:

Jaque disse...

Também amo as árvores. Pela manhã qdo levo minha filha de 5 anos para a escola procuro chamar sua atenção para a beleza das árvores que encontramos. São maravilhosas.Abraço de uma Gaucha de São Leopoldo que ama ruas com árvores. Jaque