quarta-feira, março 05, 2008

Retratos do Portugal que odeia as árvores (VI)

Sortelha (Sabugal) - Fotografia de Rui Peixeiro


Algumas notícias soltas sobre árvores:


- Castro Verde: distribuição de árvores porta a porta para alargar mancha verde.
A Câmara Municipal de Castro Verde vai distribuir de forma gratuita um conjunto de árvores pelos cidadãos do concelho. Que espécies vão ser distribuídas? Em que locais deverão ser plantadas? Em que altura do ano?
Receio que muitas acabem secas por terem sido tardiamente plantadas; ou podadas de forma radical daqui a uns anos, por terem sido plantadas em locais inapropriados.
Nós e a nossa eterna tendência para confundir "boas intenções " com "falta de planeamento".

- Exposição: "O Jardim - a respiração da cidade". Inauguração no dia 7 de Maio de 2008, entre as 18h00 e as 23h00, na Sala do Veado do Museu de Ciência e História Natural, Lisboa e estará patente ao público até ao dia 31 de Maio (Terça-Sexta 10h-17h, Sab-Dom 11h-18h).


- A Prefeitura de São Paulo irá utilizar imagens de satélite para verificar quem derrubou ou podou árvores sem autorização, como forma de disciplinar a expansão imobiliária da cidade e fiscalizar o derrube ilegal de árvores. A isto em Portugal chama-se "ficção científica"!


Figueira da Foz - Fotografia O Ambiente na Figueira da Foz

- O João Vaz, lutador incansável contra as podas radicais na sua cidade (Figueira da Foz), foi ontem convidado a identificar-se pela PSP enquanto protestava de forma ordeira contra este tipo de práticas.

Temos pois as autoridades a dar (ainda que de forma involuntária) cobertura a quem destrói o património público, a mando de quem (câmaras municipais) o deveria proteger.

É por estas e por outras, que por vezes é difícil compreender o conceito de "autoridade" e que acções como a de Prefeitura de São Paulo são pura "ficção científica" neste país que nutre um profundo ódio às árvores.


Figueira da Foz - Fotografia O Ambiente na Figueira da Foz

Sem comentários: