Nas paisagens asturianas, no que respeita a árvores, o que mais me surpreendeu foi a profusão de azinheiras, em particular em vales abrigados (por exemplo: vale do rio Somiedo nas imediações da povoação de Pola de Somiedo) - ler mais
aqui.
Habituados que estamos a associar a azinheira a terras mais meridionais, tendemos a esquecer que os limites bioclimáticos não são fixos e variam ao longo do tempo. A este propósito convém ler o que Jorge Capelo e Filipe Catry escreveram no volume 3 da colecção "Árvores e Florestas de Portugal": "...a azinheira atinge actualmente a Cordilheira Cantábrica em vales abrigados (...) sob clima temperado. Terá chegado a tais territórios tão setentrionais em fases climáticas de características mediterrânicas acentuadas, generalizadas em toda a Península Ibérica".
Azinheiras no vale do rio Somiedo
No entanto, a observação das folhas destas azinheiras asturianas, bem como de outras características, põe em evidência a questão que resumi no título deste texto: será que existe apenas uma espécie de azinheira, com duas subespécies ou, pelo contrário, poderemos distinguir duas espécies? Esta é uma questão que tem dividido e continua a dividir os botânicos.
Para alguns botânicos existe apenas uma espécie de azinheira: Quercus ilex L.; esta espécie teria duas subespécies: Quercus ilex subsp. ilex e Quercus ilex subsp. rotundifolia (o mesmo que Quercus ilex subsp. ballota).
(Nota: decidi suprimir o nome dos autores para evitar tornar esta explicação ainda menos perceptível.)
No entanto, mais recentemente, parece crescer o consenso quanto à existência de duas espécies distintas:
- Quercus rotundifolia Lam. - esta será a azinheira espontânea em Portugal, na maioria do território espanhol e no Norte de África. Possui folhas elípticas ou arredondadas, podendo as margens das mesmas ser inteiras ou apresentar dentes espinhosos.
Folhas de azinheira - S. Brás de Alportel
- Quercus ilex L. - esta será a azinheira que cresce na Cordilheira Cantábrica e desde o Sul de França até ao Mediterrâneo oriental. Possui folhas oblongo-lanceoladas (semelhantes às folhas de loureiro).
Acresce que a distinção entre estas duas espécies (ou subespécies) é particularmente difícil em zonas de transição e contacto geográfico, dada a facilidade com que se observam exemplares com características intermédias.
Folhas de azinheira - Somiedo (Astúrias, Espanha)