segunda-feira, novembro 19, 2007

Aveleiras

Aveleira (Corylus avellana L.) - Somiedo (Espanha)

A aveleira (Corylus avellana L.) é, dentro das espécies lenhosas, uma das que está no topo das minhas preferências. Como quase tudo o que se relaciona com preferências, não existirá propriamente um motivo concreto que o justifique.


Ainda assim, talvez um possível motivo resida na relação que estabeleci com uma aveleira que tive na minha varanda da Covilhã. Nascida de uma avelã plantada por mim, sobreviveu a uma poda radical de autoria do meu pai (como todas, feita com a melhor das intenções!...) e a vários esquecimentos em matéria de rega.


Lá foi sobrevivendo até ser transplantada para a quinta de uma amiga. Aí sobreviveu ainda mais alguns anos, até que decidiu morrer no ano passado. Até as sobreviventes se rendem um dia!...


Aveleira (Corylus avellana L.) - Somiedo (Espanha)

A aveleira (Corylus avellana L.) é uma espécie autóctone do nosso país em zonas de acentuada influência atlântica; possui como habitat preferencial zonas húmidas e sombrias, como seja o sub-bosque de carvalhais.

A aveleira é uma espécie caducifólia, muitas vezes na forma arbustiva mas que pode originar uma pequena árvore (até 10 metros).

É tambem uma espécie cultivada em certas zonas do Centro e Norte pelo valor do seu fruto. Um dos locais onde pude recentemente fotografar exemplares de porte arbóreo foi na Cerca do Mosteiro de Tibães.

Aveleira (Corylus avellana L.) - Cerca do Mosteiro de Tibães (Braga)

8 comentários:

RPL disse...

Sou fã incondicional de avelãs e aveleiras. Pena haver tão pouco a sul, mas já as vi bem grandes, para minha grande surpresa, numa quinta no Algarve. Perdiam as folhas no Verão mas aguentavam-se!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

..e eu acrescentaria ainda, pelo menos no meu caso: fã dos doces com avelãs!!

Apesar de mais adaptada ao clima meridional, essa é também uma característica que observo nas amendoeiras, isto é, a perda progressiva das folhas ao longo do Verão.

Filipe Duarte disse...

Também gosto muito da aveleira, pena ser uma planta muito pouco utilizada nos nosso espaços publicos, em detrimento de plantas exoticas. Além do seu potêncial ornamental, as avelãs são um fruto fantástico.

joao disse...

Ola Pedro tenho uma aveleira na minha horta gostaria de saber se a aveleira tem de ser podada e em que altura do ano?

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá João,

Se a aveleira tem uma função ornamental não precisa de ser podada. No caso de ser para produção de avelãs pode necessitar de podas para estimular a floração/frutificação.

joao disse...

Pedro e em que altura deve ser feita a poda

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

João,

O melhor será pedir a ajuda de alguém com experiência na poda de árvores de fruto.

joao disse...

ok obrigado