segunda-feira, novembro 26, 2007

Lord, the air smells good...

Covilhã, Serra da Estrela

Lord, the air smells good today,
straight from the mysteries
within the inner courts of God.

Rumi (poeta sufi do século XIII)


P.S. - Ler aqui o poema na totalidade e descobrir aqui a ligação para vários poemas sobre árvores.

3 comentários:

TPais disse...

Olá Pedro,
venho aqui falar-te de um fenómeno para mim estranho. Tenho notado aqui pela zona de Oeiras que existe um considerável numero de arvores de folha caduca, de diferentes esepcies, que estão a apresentar uma folhagem nova após terem perdido a anterior há pouquissimo tempo!
Será que mais alguem observou isto ou sou eu que ando a ver coisas??!
Tens alguma explicação para este caso?
Abraço
Tiago

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Tiago e desculpa a demora na resposta.

O crescimento das plantas (tal como a queda das folhas) é controlada por hormonas vegetais, como as auxinas; embora as aulas de fisiologia vegetal já vão muito longe, tanto quanto recordo a produção dessas hormonas resulta, pelo menos em parte, da resposta a factores ambientais.

Logo, se não se trata de um fenómeno isolado mas sim generalizado a várias árvores,poderá ser uma resposta que resulte das condições invulgares deste nosso Outono soalheiro. No ano passado, por esta altura, por exemplo, já havia numerosas amendoeiras em flor...e a continuarmos com estas horas de "céu descoberto" e temperaturas ligeiramente acima da média é provável que aconteça o mesmo.

Abraço

TPais disse...

Olá Pedro,
obrigado pela resposta. Embora ainda me lembrasse da regulção pelas hormonas nunca pensei que em Dezembro, quase nas noites mais longas do ano, mesmo com ceu limpo houvesse luz suficiente para fazer nascer uma nova folhagem!!
Será que as plantas já se estão a adaptar às alterações do clima?? ;)
Abraço
Tiago