domingo, outubro 14, 2007

Cuidadores de árvores

Alameda de plátanos, Ponte de Lima


O Jornal da Noite da SIC, da passada sexta-feira (dia 12), passou uma reportagem alargada sobre a forma inqualificável como o património arbóreo é tratado no nosso país. Foi ainda dado destaque ao IV Campeonato de Escalada de Árvores, que decorreu nos jardins da Fundação de Serralves, ontem e anteontem (numa organização da Sociedade Portuguesa de Arboricultura).

Podem ler um resumo desta reportagem nesta página. Foi um pequeno contributo, mas ainda assim um contributo, para denunciar o problema generalizado das podas mal executadas, que são apenas uma das muitas manifestações do ódio e desprezo que os portugueses sentem em relação às árvores.
Convidava-os a que deixassem um comentário na referida página da SIC sobre esta questão. Até para demonstrar o interesse que, pelo menos um grupo de portugueses, sente sobre estas questões.

P.S. - Pessoalmente, confesso que já tentei deixar um comentário por diversas vezes mas sem sucesso (parece existir um problema técnico ou talvez o meu comentário seja demasiado extenso). Talvez vocês tenham mais sorte...

6 comentários:

Joan Vicenç disse...

Un blog preciós i molt interessant. Gràcies per el teu comentari a amics arbres.
Teixeira ve de teixos?

Una abraçada i endavant!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Sim, tanto quanto sei "Teixeira" vem de "teixo".

Um abraço, felicidades!

Maria Lua disse...

Pedro,

em relação à reportagem, pode ser um príncipio para um novo caminho (como sempre, temos de ter esperança!) sobre a relação dos portugueses com as árvores.
Vi o teu excelente comentário!
Obrigado, mais uma vez, pela partilha.
:-)

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Maria,

Obrigado.

Neste assunto temos que ir mudando mentalidades, uma a uma. Não vejo outra alternativa, é uma "luta" diária.

Conto contigo, conto com todos os que amam as árvores.

Anónimo disse...

Obrigada pela referência e pela chamada de atenção. Vou alertar o administrador do Blog Terra Alerta para a dificuldade que teve em deixar o seu comentário.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

A dificuldade em deixar comentários resultou (talvez) do excessivo tamanho do texto; tentei 5 ou 6 vezes sem sucesso.
Depois retirei-lhe dois ou três parágrafos e consegui publicá-lo.

Bastaria que a caixa de texto, onde se podem deixar os comentários, não permitisse a escrita de textos para lá de um determinado limite.

Obrigado pela atenção.