sábado, outubro 06, 2007

O que a Beira tem de melhor...

Festa da maçã bravo de Esmolfe - Esmolfe (Penalva do Castelo)

Algumas sugestões de leitura (e outras notícias) :

- A revista Arquitectura e Vida (N.º 85 de Setembro 07) traz um artigo muito interessante sobre a importância das árvores no ambiente urbano, da autoria de Ana Luísa Soares e Cristina Castel-Branco (arquitectas paisagistas) e de Francisco Castro Rego (engenheiro silvicultor); (agradeço ao Francisco Paiva do blogue Obrar a sugestão de leitura).

- E é precisamente pela importância da árvore nas cidades que nos deveria preocupar o preconceito de que a árvore é um elemento que estorva e está a mais no ambiente urbano - porque em Portugal o verbo requalificar implica (quase) sempre o sacrifício das árvores, é com atenção que deveremos seguir os planos para a remodelação do Largo do Toural em Guimarães (ler Para breve (mais) sizentismo em Guimarães? no Dias com Árvores).


Festa da maçã bravo de Esmolfe - Esmolfe (Penalva do Castelo)

- Segundo a última edição d' O Interior (N.º 406 de 4 Outubro 07) foi mais uma vez adiado o prazo para a entrega das fotografias relativas ao concurso "Em Busca da Maior Árvore", uma iniciativa da Associação Transumância e Natureza.
O novo prazo final de inscrição na iniciativa foi adiado para 9 de Novembro, sendo que até ao presente momento já foi enviado um conjunto de fotografias relativo a 50 espécimes, que estão neste momento a ser avaliados; (recorde-se que esta iniciativa se restringe a árvores situadas no distrito da Guarda, excluindo as árvores que já estejam classificadas pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais, e que nela só poderão participar crianças e jovens até aos 18 anos).

- Podem encontrar no blogue Trees, if you please a edição #16 do Festival of the trees.

- O elogio da árvore n' o Elogio da Sombra.

- No próximo dia 15 de Outubro, e por mais 22 euros, poderão adquirir conjuntamente com o Público a obra "O Jardim", edição da Fundação Calouste Gulbenkian. Este livro ilustra a história do Parque Gulbenkian, obra marcante da arquitectura paisagista do século XX, da autoria dos arquitectos Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro-Telles.


Festa da maçã bravo de Esmolfe - Esmolfe (Penalva do Castelo)

- Uma biografia de Brotero, intitulada "Félix de Avelar Brotero - Uma História Natural", da autoria da arquitecta paisagista Cristina Castel-Branco, encontra-se já à venda (ler notícia no Naturlink).

- Para finalizar mais uma notícia via Naturlink: a empresa espanhola Maderas Nobles de la Sierra de Segura, S.A. lançou uma campanha, denominada Responsarbolidad, que visa plantar 100 milhões de árvores na Península Ibérica.
Esta empresa esteve na origem da constituição da Fundación + Árboles que, entre outras iniciativas, foi a responsável pela realização, no passado dia 27 de Junho em Barcelona, do 1º Encontro Internacional dos Amigos das Árvores.

2 comentários:

D D S ? disse...

Moro numa região na qual encontra-se um
Jequitibá Rosa que tem aproximadamente 40 m de altura, uma circunferência de 11, 30 m, 3,6 m de diâmetro e cerca de 3.025 anos de idade. Se essa árvore falasse...

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Sem dúvida...abençoadas árvores como essa, quantas histórias não terão para contar.

Adorava ver um fotografia dessa árvore até porque não conheço essa espécie.

Volte sempre!