sábado, julho 28, 2007

Amor à primeira vista

Castelo Novo


A bonita aldeia de Castelo Novo (concelho do Fundão) situa-se na vertente Sul da Serra da Gardunha, sendo uma das aldeias históricas de Portugal.

Como acontece na generalidade das outras localidades que fazem parte desta rede de povoações históricas, nota-se um cuidado na preservação do património histórico. Infelizmente, tal cuidado não é extensível ao património natural e nesta, como na generalidade das povoações portuguesas, abundam as árvores decepadas, com troncos feridos e copas ridículas, incapazes de amenizar o calor do Verão.

É devido a esse mesmo calor que hoje se faz sentir com inclemência, que me vou abster de falar de podas radicais.

Vou antes falar do belo sobreiro (Quercus suber L.), ilustrado nas três fotografias que se seguem, e que fica à beira da estrada, na Quinta do Ouriço (Sociedade Agrícola), no início do acesso ao centro da aldeia.

Sobreiro (Quercus suber L.) - Castelo Novo

É um bom exemplar desta espécie, que impressiona pela grossura do tronco. Embora não tivesse medido o respectivo perímetro, não hesito em dizer que é um dos sobreiros mais grossos que conheço na região.

Sobreiro (Quercus suber L.) - Castelo Novo

Infelizmente, como é bem visível na última fotografia, foram-lhe amputados alguns dos ramos principais, querendo acreditar que os mesmos foram cortados por estarem doentes e não por nenhum dos motivos fúteis que habitualmente presidem à mutilação das árvores ornamentais.

Ainda assim, tal não é suficiente para amputar a beleza deste sobreiro...foi amor à primeira vista.
Sobreiro (Quercus suber L.) - Castelo Novo

Sem comentários: