quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Onde estão as árvores?



Notícia do Agroportal: "Água Serra da Estrela" já conseguiu angariar mais de 750 mil árvores para ajudar a reflorestar as Serras de Portugal.

É uma notícia bem curiosa tendo em conta o que escrevi no Domingo passado: "Em Setembro passado, já lá vai meio ano, os Amigos da Serra da Estrela levantaram a seguinte questão: onde foram plantadas as árvores da campanha de reflorestação patrocinada pela Sociedade de Águas da Serra da Estrela? Como escrevi aqui, na altura ninguém soube (ou quis) responder a esta questão pertinente.
Passado este tempo todo pergunto eu: já alguém encontrou explicação para as árvores desaparecidas? Houve apuramento de responsabilidades? Não estaremos perante uma situação que no mínimo poderá corresponder a uma campanha que ludibriou centenas de pessoas?
E a mais importante de todas: alguma autoridade deste país deu importância a esta história e foi à procura das respostas? Pois...temos o país que merecemos
!"

Resumindo: Onde estão as árvores?

5 comentários:

gintoino disse...

Curiosamente o programa Biosfera abordou o tema hoje. Já apanhei o assunto no final, mas aparenetemente uma das explicações apresentadas foi a elevada mortalidade das arvores plantadas, além disso cerca de 20% foi plantada fora do parque natural da Serra da Estrela.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Gintoino,

Obrigado pela informação.
De qualquer forma, se isso for verdade e se se verificar essa elevada "mortalidade" entre as árvores plantadas, a empresa e o ICNB deveriam tirar algumas ilações; nomeadamente sobre as espécies plantadas, a altura do ano em que são feitas essas plantações, etc.
Estar a contribuir para árvores que duram apenas alguns meses não me parece que seja uma grande campanha!

Mais uma vez, obrigado pelo comentário.

Um abraço

Maria Lua disse...

Pedro,

nunca responderam ao meu e-mail, nunca... Só recebi o recibo de leitura.
Desde a publicação da notícia, nunca mais comprei água da Serra da Estrela, como disse (não é que faça algum efeito na contabilidade deles, mas para mim era um ponto importante), nem tive conhecimento do "desenvolvimento" relativo a esta "Campanha para encher bolsos de hipócritas"!
Mas em Portugal tudo isso parece ser normal...
Obrigado.

Anónimo disse...

A questão de ONDE se plantaram as árvores é também capaz de ter interesse na perspectiva de QUEM foram os beneficiados (proprietários dos terrenos).

Anónimo disse...

acabei de enviar um mail pra a empresa das dita águas. se me responderem direi qualquer coisa. que raio de país este.

Vasco Garcez - Lisboa