quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Cansado e...


Pinheiro-manso (Pinus pinea L.)
*

(...) algo perdido como este pinheiro-manso no meio da selva urbana. É assim que me sinto hoje.

Notícias como as dos últimos dias, como o abate de uma das minhas árvores monumentais de eleição na Covilhã e de uma alameda de plátanos em Unhais-da-Serra, fazem-me desanimar um pouco e descrer de muito do que faço e escrevo.

Mas não se iludam os inimigos das árvores: estou nesta luta convicto da razão e nada me fará deter na denúncia destes crimes contra o património natural que é de todos os portugueses (mesmo dos que não lhe dão valor e o desprezam).

Um dos motivos que me fazem continuar é saber que não estou só. Obrigado a todos os que nos últimos dias mostraram a sua solidariedade e aqui deixaram o seu comentário. Isto é só o princípio!...

*Por vezes temo que as únicas árvores que estejam a salvo da podite aguda sejam estes rebentos que vou espalhando por varandas e terrenos de amigos. Este pinheiro está na varanda da minha namorada em Braga; aqui podem espreitar a mãe e o irmão da Covilhã que, entretanto, foi adoptado pela minha colega Rosa)

P.S. - Termino com uma boa notícia: curso de identificação de árvores e arbustos (a 29 e 30 de Março em Miranda do Douro).

1 comentário:

Anónimo disse...

não estas sozinho nesta cruzada

quercus ilex