quarta-feira, fevereiro 27, 2008

A poucos metros de casa...

Apesar de tudo ainda há lugar para boas notícias; ou, pelo menos, para boas notícias com algumas ressalvas!


O Miguel Rodrigues descobriu a oliveira retratada nas duas fotografias seguintes por mero acaso, ao passar de carro na zona de Montechoro (Albufeira), a escassos metros da escola onde trabalha e da minha própria casa.

Já por ali tinha passado dezenas de vezes, mas há dias de sorte. Trata-se de uma das "resistentes" de Albufeira, uma das muitas oliveiras engolidas pela urbanização feroz que sobreviveu para nos contar a sua história.


Esta magnífica oliveira multissecular possui um perímetro à altura do peito que ultrapassa os 6 metros. Infelizmente, e como se constata pelas duas fotografias, a sua copa é bastante reduzida em virtude de uma poda que a limitou a um "capachinho".


Este tipo de práticas é particularmente condenável em exemplares de elevado valor ornamental, delas não resultando nenhum benefício para a árvore. Estamos a falar de uma "oliveira ornamental" e não de uma oliveira situada num olival de produção!


Oliveira (Olea europaea L.) - Montechoro (Albufeira)




Oliveira (Olea europaea L.) - Montechoro (Albufeira)

Mas esta oliveira guardava outra surpresa. Bom, na realidade duas: uma boa e outra !


Esta dupla surpresa foi revelada por um aluno do Miguel, que lhe chamou a atenção para uma outra oliveira monumental situada a menos de 50 metros, no interior de um condomínio.


E é esta outra oliveira que revelo nas duas próximas fotografias. E sobre a qual estou bastante "dividido", pois não sei se lhe elogie a beleza do seu tronco maciço de quase 6 metros de perímetro ou se me dedique a insultar os responsáveis pela poda "à máquina zero" que a desfigurou.


Este é mais um daqueles casos em que a copa da árvore impedia as pessoas de ver a marquise do vizinho. Porque isso é tudo o que se consegue ver daquelas janelas: o maior mamarracho de Albufeira (o Hotel Montechoro) e as janelas dos vizinhos!



Oliveira (Olea europaea L.) - Montechoro (Albufeira)





Oliveira (Olea europaea L.) - Montechoro (Albufeira)



P.S. - Mais pormenores no Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo.

3 comentários:

Manuel Ramos disse...

Ainda assim, Pedro, esta árvore acabou por ser preservada no meio do desvario urbano que é Albufeira. Alguma coisa viram nela! Agora é conseguir que algum vizinho perceba o seu valor e a deixem sem maquilhagem...
Na positiva.

Nemuro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Ponto Verde disse...

Verdadeira esculturas vivas esses troncos que já viram passar muita história.