sábado, agosto 04, 2007

Bom fim-de-semana

Pinheiros-silvestres (Pinus sylvestris L.) - N230 Covilhã - Unhais da Serra

Apesar de tudo o que de errado vou encontrando na paisagem, ainda não perdi a capacidade de me surpreender pela positiva. Assim aconteceu com um conjunto de pinheiros-silvestres (Pinus sylvestris L.) que encontrei plantados à beira da N230 (Covilhã - Unhais da Serra), perto do cruzamento para a vila do Paul.

O pinheiro-silvestre, que terá sido reintroduzido na Serra da Estrela pelos serviços florestais, é uma espécie autóctone em vias de extinção no nosso país (apenas em pontos muito restritos do Parque Nacional da Peneda-Gerês subsistem populações espontâneas). Infelizmente, tal como acontece com muitas outras espécies autóctones, é extremamente raro como árvore ornamental.


Pinheiros-silvestres (Pinus sylvestris L.) - N230 Covilhã - Unhais da Serra

P. S. - Hoje fui ao distrito da Guarda em busca de castanheiros monumentais; trago boas e más notícias. Conto tudo na próxima Segunda, antes de uma pequena pausa de alguns dias na publicação de textos.

2 comentários:

Anónimo disse...

O pinus sylvestris é uma especie muito interessante... Pena que so existam exemplares dispersos e não florestas destas especies... Presumo que nesse local sejam os ultimos residentes ou estarei equivocado ?

Cumprimentos,
MMeruje

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Eu também gosto muito de silvestres; para além de ser uma espécie com potencial florestal, acho que têm bastante valor como ornamental (sobretudo quando o tronco começa a assumir aquele tom "alaranjado"). Na Sierra de Gredos (Ávila) existem bosques espectaculares desta espécie.

Em Portugal, apenas em certas zonas do Gerês existem populações espontâneas; a espécie até é frequente noutras serras do centro/norte (Montesinho, Marão, Estrela, ...)mas resultam de plantações feitas pelos florestais. Na Serra da Estrela, em particular, há indícios da espécie se estar a tornar subespontânea.

Eu fiquei admirado é por ter visto estes plantados à beira da estrada e por terem já um bom porte. Na serra, nas Penhas da Saúde ou nas Penhas Douradas, por exemplo, observam-se plantações desta espécie com alguma frequência.

Cumprimentos