terça-feira, fevereiro 05, 2008

Retratos do Portugal que odeia as árvores (II)

Mais um caso de podite aguda - Oeiras (fotografia de Albano Matos)

O João Vaz tem feito um trabalho notável na denúncia de vários casos de podas mal executadas em diversos pontos da Beira Litoral e, em particular, na cidade e concelho da Figueira da Foz. O Jornal de Notícias publicita este acto meritório e de coragem cívica.

(Nota pessoal: quando confrontado com um conjunto de dados técnicos, o vereador do Ambiente da C. M. da Figueira da Foz, José Elísio, afirma que "...(as ditas podas são feitas) de acordo com orientações científicas e devidamente acompanhadas por técnicos da Câmara..." Após observar algumas das imagens que o João Vaz tem publicado no seu blogue e outras que tem partilhado comigo via e-mail, apetece-me desabafar que os ditos técnicos camarários serão, sob um ponto de vista técnico e científico, grandes especialistas em demolições!...)


P.S. - Mas porque a vida também é feita de boas notícias, deixo-vos duas sugestões de consulta:

- um projecto do núcleo de Aveiro da Quercus que visa reconverter uma área de eucaliptal - Recuperação ecológica do Cabeço Santo;

- O blogue TiagusBTT, apesar de não fazer parte das minhas Ligações, é um daqueles sítios que visito com alguma regularidade, pois permite-me conhecer alguns recantos das serranias beirãs e, em particular, da Serra da Estrela; apesar disso, desta vez, o que me chamou a atenção foi a imagem de uma belíssima árvore lá para os lados da Serra do Açor (mais concretamente junto ao
santuário da Nossa Senhora das Necessidades). Pela imagem, penso que se trata de um Quercus robur mas, independentemente da espécie, está já na minha lista de visitas futuras.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela referência. Certamente que partilhamos o amor às árvores e à natureza de que "A sombra verde" faz apaixonadamente eco. Uma saudação.

Paulo Domingues