segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Algumas notícias com árvores

Lagoa dos Salgados: algumas espécies que proliferam no Algarve: palmeiras e gruas!

- A Sabedoria das Árvores: um workshop para adultos e crianças no Parque de Monserrate (Sintra).

- O site da Direcção-Geral dos Recursos Florestais está em remodelação, motivo pelo qual, suponho que de forma temporária, está indisponível a listagem de árvores classificadas por distrito. Na actualidade esta é a informação disponível sobre classificação de árvores no referido site.

- Uma notícia que nos chega de Espinho: um conjunto de ulmeiros (negrilhos) situado junto às instalações da Universidade Sénior (antiga Escola nº 2) foi cortado pelos serviços da autarquia local. Justificação de Manuel Rocha, vereador responsável pelas Obras e pelo Ambiente: “(...)eram negrilhos que estavam doentes e que largavam uma substância ácida que tinha uma acção corrosiva, até sobre os próprios carros”. Os carros, essa eterna obsessão lusitana!
Sabendo que a generalidade das autarquias não tem técnicos credenciados na área da arboricultura, gostava muito de saber quem são os senhores que passam estes atestados de doença às árvores (embora, paradoxalmente, não me custe a crer que fosse esse o caso, pois grande parte das árvores que vemos nas cidades portuguesas apresentam um aspecto decrépito em consequência das podas ordenadas pelas próprias autarquias).

- Uma notícia que me faz temer o pior: com uma duração prevista de seis semanas, tem início hoje, dia 11 de Fevereiro, uma operação de limpeza de árvores no Parque Palmela, em Cascais. O que será que esta gente entende por "limpeza de árvores"?

- Uma informação via Floresta do Interior: IV Seminário "Temas actuais de engenharia florestal", a 20 de Fevereiro, dedicado às plantas invasoras.

- Um blogue com excelentes fotografias de árvores.

1 comentário:

Júlia Galego disse...

Em Loures, na freguesia de Stº Antº dos Cavaleiros, a "limpeza" anunciada nos comunicados da junta, deu numa razia dos plátanos e outras árvores de ruas e pracetas. Ficou uma paisagem de horror, mais parecendo que as árvores viraram forcas.
Lá enviei um mail para a presidente... Não acredito muito na eficácia mas, pelo , menos, talvez incomode um pouco...