Timidamente, na semana passada, comecei a ver as primeiras amendoeiras a acordar do sono invernal que, no Algarve, é sempre um ligeiro passar pelas brasas...
Estes últimos dias estão a despertar as mais preguiçosas e, com a continuação desta quase Primavera, em breve teremos um Algarve pintado de branco.
P.S. - Algumas notícias com árvores:
- A Júlia chama-nos a atenção para a contradição entre as podas radicais praticadas nas árvores situadas em recintos escolares e o dever que a Escola deveria ter na educação ambiental (temática que, no ano passado, me levou a escrever este texto).
- Via Ecosfera cheguei a esta notícia da RTP, a qual dá conta da plantação no passado ano, no concelho de Évora, de mais de 1000 árvores.
E passo a explicar porque é que notícias como esta (ou como esta e esta) não me causam grande entusiasmo: por um lado, grande parte destas árvores acabará, ao fim de alguns anos, por sofrer o tratamento da poda radical tão comum nas cidades portuguesas; por outro, como neste caso de Évora, são utilizadas espécies invasoras ou com grande potencial invasor, como é o caso das conteiras (Melia azedarach L.). (porque ninguém nasce ensinado, não seria altura dos serviços de jardinagem das câmaras municipais serem informados das espécies catalogadas como invasoras ou potencialmente invasoras?)
- Finalmente, via Ondas 3 chega-nos a notícia de uma praga florestal de contornos preocupantes, nos EUA.
Sem comentários:
Enviar um comentário