domingo, janeiro 13, 2008

Recordações...

Nespereira [Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl.] - Donas (Fundão)


Não conheço muitas pessoas que gostem de nêsperas, ainda menos de nespereiras. Eu gosto!...Nas nespereiras, desde pequeno, sempre me seduziu um certo ar exótico que conferem à paisagem.

E depois há também uma certa culpa da minha mãe em todo este processo; porque há sempre uma explicação para certos hábitos, como o de por sementes na terra...E foi assim que tudo começou há uns anos, quando a minha mãe pôs uns caroços de nêsperas na terra.

As sementes de nespereira germinam com alguma facilidade e as plantas não se fazem rogadas para crescer. Passado pouco tempo, a nossa varanda passou a ostentar algumas nespereiras que lhe conferiam o tal ar de exotismo, enquanto as nêsperas despertavam a atenção de quem passava na rua.


Nespereira [Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl.] em floração

Surgiram-me estas memórias quando no outro dia descobri nas Donas, arredores do Fundão, uma nespereira de dimensões assinaláveis, senhora de uma densa copa.

E também pela observação dos contrastes no ritmo da Natureza. A Norte as nespereiras estão ainda em flor, enquanto a Sul, em especial no Algarve onde a espécie é bastante frequente, as futuras nêsperas são já bem visíveis.

Nespereira [Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl.] - em fase de frutificação

1 comentário:

Anónimo disse...

E que perfumadas são as suas flores!
Manuela S.