quinta-feira, janeiro 10, 2008

Já com saudades do Natal?

Araucária-de-norfolk [Araucaria heterophylla (Salisb.) Franco], Viana do Castelo



Os portugueses são crianças grandes obcecadas por "brinquedos" novos. E, obviamente, como qualquer catraio mimado, estamos pouco preocupados com o facto de termos ou não dinheiro para os pagar (afinal hoje há crédito para tudo...ou quase!).


Outro aspecto da nossa infantilidade colectiva é esta paranóia com "o(a) maior da Europa...ou mesmo, do mundo!". Parece não haver limites para tudo aquilo a que estamos dispostos para aparecer no Guinness World Records.

As árvores de Natal não poderiam ser excepção, afinal esta é a quadra de eleição de todas as crianças.

E, no caso das árvores de Natal, não fizemos a coisa por menos. Porquê ter uma quando poderíamos ter duas? E assim foi...Temos então esta dupla originalidade de ter a "maior árvore de Natal da Europa" (aquilo que puseram na Avenida dos Aliados no Porto) e a "maior árvore de Natal natural da Europa"!


E é a esta última, situada no centro de Viana do Castelo, que se referem estas duas fotografias (de autoria de Miguel Rodrigues). Trata-se de uma Araucária-de-norfolk [Araucaria heterophylla (Salisb.) Franco], à qual é atribuída uma altura de 48 metros, em vários órgãos de comunicação social (como este).

Em relação ao valor de altura deixem-me manifestar as minhas reservas. Este valor, a ser real, faria desta araucária a mais alta do país, sendo pois de estranhar o facto de não vir referida no "Árvores Monumentais de Portugal" do Ernesto Goes (onde a araucária-de-norfolk mais alta mencionada é um exemplar situado em Sintra, com 44 metros de altura); note-se ainda que a araucária da Quinta do Viador em Monchique, árvore há muito conhecida e classificada, tem cerca de 41 metros de altura na actualidade (tinha cerca de 35 m na altura da edição do livro de Ernesto Goes, em 1984).


No entanto, trata-se de um exemplar de grande valor que merecia estar classificado. Em relação ao valor da altura, será algo a confirmar numa próxima visita a Viana do Castelo.



Araucária-de-norfolk [Araucaria heterophylla (Salisb.) Franco], Viana do Castelo

Adenda: Esta araucária foi classificada como sendo uma árvore de interesse público, por proposta da Associação Árvores de Portugal, em Novembro de 2010. A sua altura exata, aquando desta classificação, era de 39,5 metros.

Sem comentários: