terça-feira, outubro 30, 2007

Uma praga que nos deveria começar a preocupar

Phoenix canariensis Chabaud - Silves


O coleóptero Rynchophorus ferrugineus (Olivier 1790), conhecido em castelhano como escarabajo de pico, picudo ou gorgojo rojo (desconheço uma designação vulgar em português) é um insecto originário do Sudeste asiático, introduzido acidentalmente na Península Ibérica através de palmeiras importadas.

Este insecto está actualmente considerado como uma praga na Península Ibérica, dados os graves problemas que provoca (em particular) nas palmeiras do género Phoenix. Tal é o caso da nossa bem conhecida palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis Chabaud).

Tinha já conhecimento dos graves problemas causados por este insecto na vizinha Espanha, nomeadamente pelos casos relatados em blogues como o Amics arbres. No entanto, desconhecia a presença desta praga no Algarve. Agradeço por este motivo, a chamada de atenção por parte do Manuel. E, tal como ele, alerto para que as autoridades competentes actuem antes que o caso assuma outro tipo de proporções.

3 comentários:

Maria Lua disse...

Pedro,

deparei-me com este texto (http://www.freipedro.pt/tb/091299/reg1.htm) quando pesquisava informações sobre castanhas/castanheiros, e fiquei muito sensibilizada com a preocupação do Sr. João Pina Rito pelo castanheiro milenário do Soito. Por acaso, porque sei que és um verdadeiro conhecedor e protector de árvores, conheces algum destes exemplares referidos? Porque gostaria de tentar contactar a Junta de Freguesia de Soito para saber mais informações sobre esta árvore e saber o que se poderá fazer para tentar protege-la.
Obrigado e desculpa a "maçada"...
;-)

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Maria,

O castanheiro do Soito, tanto quanto tenho conhecimento,já foi classificado como árvore de interesse público; da Covilhã ao Soito não são muitos km (uns 60 no máximo) e está na minha "lista de visitas" para breve...no Verão cheguei a ir ao Sabugal fotografar outras árvores mas faltou-me o tempo para o visitar.No entanto, podes sempre tentar contactar a Junta para confirmar o seu actual estado de conservação (no entanto, como o pessoal da Direcção-Geral das Florestas costuma visitar estas árvores classificadas a cada 6 meses,em princípio estará ainda de "saúde").

O castanheiro de Guilhafonso também está classificado e falei dele neste texto de 6 de Agosto passado:
http://sombra-verde.blogspot.com/2007/08/uma-certeza-o-monumental-castanheiro-de.html

Em breve estou a pensar publicar mais umas fotos deste castanheiro.

Os de Famalicão da Serra também estão na minha "lista de desejos" para próximas visitas; aqui a minha "culpa" é ainda maior pois Famalicão fica ainda mais perto da Covilhã! Estes exemplares não estão classificados, desconhecendo por completo o seu actual estado de conservação.

Por último, tenho pena é que o "gigante da Arrifana", também na Guarda, já tenha morrido:
http://sombra-verde.blogspot.com/2007/08/morte-de-um-gigante.html

Maria Lua disse...

Obrigado pela informação, fico feliz por o Castanheiro do Soito "estar em boas mãos". Vou tentar saber mais alguma coisa dele.
É impressionante o gigante da Arrifana, parece que não é real. É uma perda enorme... Quando vejo a fotografia, penso que devemos ter mais castanheiros centenários "escondidos" pelas florestas/matos do país a quem ninguém dá importância e talvez por isso estejam a salvo..
Mais uma vez, obrigado.
:-)