sexta-feira, outubro 05, 2007

Do amor às árvores...




(...) só poderia nascer uma obra que consagrasse esse mesmo amor. Assim nasceu o magnífico livro "Árboles, Leyendas Vivas", da autoria de Susana Domínguez Lerena, com fotografias da própria e de Ezequiel Martínez.


Susana Domínguez Lerena é engenheira florestal e fotógrafa da Natureza, sendo autora ou co-autora de numerosos trabalhos sobre árvores. Na actualidade dirige um projecto de catalogação, conservação e divulgação das árvores notáveis do território espanhol, denominado Árboles, Leyendas Vivas, o qual esteve na base da publicação do livro com o mesmo nome.

É um livro extraordinário, de e para quem ama as árvores, e que nos dá a conhecer 100 das 3500 árvores catalogadas pelo referido projecto.


Esta obra é o fruto de uma enorme devoção a esses seres vivos extraordinários que são as árvores. É uma descoberta imprescindível que recomendo vivamente.

Termino com uma breve passagem da Introdução ao livro escrita pela própria Susana Lerena:
"Los árboles son para el ser humano seres vivos inmortales que nos sobreviven de generación en generación. Recordamos con cariño el árbol que plantó nuestro abuelo o nuestros antepasados más lejanos, pues es el vínculo de vida que nos une a nuestros ancestros. Me impresionó una declaración de José Saramago en la que afirmaba que el hombre más sabio que había visto en su vida fue su abuelo, un hombre que vivió toda su vida en el campo, pastor y contador de historias, que cuando supo que le llegaba la hora de la muerte se abrazó a todos y cada uno de los árboles con los que había convivido toda su vida".

Encarem este livro como uma viagem de descoberta, uma extraordinária viagem ao reino das árvores...


P.S. - A todos os interessados em iniciar essa viagem deixo
o ISBN: 84-609-5276-2.

2 comentários:

Júlia Galego disse...

Pedro, como não podia deixar de ser, na capa a fotografia de uma "encina".

"Encinares castellanos
en laderas y altozanos,
serrijones y colinas
llenos de oscura maleza,
encinas, pardas encinas:
humildad y fortaleza!"

Antonio Machado, Campos de Castilla

Com os primeiros versos deste belo poema, desejo-lhe um bom fim-de-semana.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Júlia,

Obrigado por esse poema tão bonito do grande Antonio Machado.

De facto, só poderia ser uma "azinheira"; o amor maior dos espanhóis! E com razão, pois esta é uma presença constante na sua geografia; e não apenas no Sul mas mesmo no coração da Espanha atlântica, isto é, na Cordilheira Cantábrica, se encontra esta árvore extraordinária.

O mesmo amor deveriam os portugueses nutrir, por razões similares, pelo sobreiro. Mas isso são outras histórias...

Bom fim-de-semana.

P.S.- Eu dei 75 euros por este livro numa pequena loja em Pola de Somiedo, nas Astúrias. Mas aposto que no Corte Inglés de Badajoz ainda o encontra a um preço mais convidativo...mas vale bem o dinheiro, é um livro fantástico!