quinta-feira, outubro 18, 2007

Ainda sem resposta...






Continuo sem uma resposta conclusiva para este fenómeno, já relatado neste texto, e que aparenta ser exclusivo de carvalhos. Novamente as fotografias foram tiradas por Albano Matos, leitor e amigo da Sombra Verde, em exemplares de carvalho-negral (Quercus pyrenaica Willd.) na Serra da Gardunha.

10 comentários:

Rosa disse...

Eu acho que é uma primeira fase da formação dos bugalhos, vou procurar umas imagens que tenho de um fenómeno muito semelhante. Também me lembro de qualquer coisa sobre um corante (encarnado) que se retirava dos bugalhos, pode ser que seja nesta fase.
Um pouco vago bem sei mas se encontrar mais alguma coisa aviso.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Rosa,

A minha primeira impressão também foi essa, ou seja, que esta seria uma primeira fase na formação dos tradicionais bugalhos (que resultam da postura de ovos de pequenas vespas). No entanto, tendo já visto bugalhos em diferentes fases de desenvolvimento, nunca tinha observado nada semelhante - pelo que me inclino mais para uma situação que envolva fungos ou bactérias.

Mas não ponho de parte nenhuma hipótese. Obrigado pelo teu interesse:)

Crix disse...

Nunca encontrei nada parecido com isto, mas será algo do género do Andricus viscosus?

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.wsl.ch/forschung/forschungsunits/walddynamik/waldinsekten/bilder/2001/2001_andricus_viscosus&imgrefurl=http://www.wsl.ch/forschung/forschungsunits/walddynamik/waldinsekten/bilder/2001_EN&h=180&w=271&sz=17&hl=pt-PT&start=1&tbnid=HInO8AZEx0gQdM:&tbnh=75&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Dandricus%2Bviscosus%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Crix,

A tua "pista" parece-me interessante, vamos ter esperança que alguém possa adiantar algo mais..

Obrigado

Agostinho JM Palminha disse...

Pedro,

a fotografia é de uma galha formada por Andricus pictus (Hartig, 1856), um cinipido que só aparece no Irão, Norte de África e na Península Ibérica.
Também pode aparecer sobre Quercus faginea, mas é quase exclusivo de Quercus pyrenaica. Eu também já a tenho visto mas é uma galha normalmente rara de observar.

A galha de Andricus viscosus distingue-se de este por ter uma espécie de pescoço e que eu saiba na península só esta citada no quadrante Nordeste.
Se quiseres mais informação escreve.

Um abraço

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Obrigado a todos pelos vossos comentários pela vossa preocupação na procura de uma explicação; as vossas indicações serão utilizadas num novo texto.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Agostinho,

Se puderes agradecia os links ou o nome de artigos que tragam um pouco mais de informação sobre este caso.

Obrigado. Um abraço

Anónimo disse...

De uma coisa todos nós sabemos trata-se de uma resposta do carvalho à picada de uma vespa do género Andricus. Daquilo que sei e que tenho visto existe um fenómeno muito parecido no Quercus robur e é provocado pela Andricus quercuscalicis e a diferença mais visível é a cor, que neste caso é verde e não vermelha.
De duas uma, ou a picada da vespa (Andricus quercuscalicis) no carvalho negral provoque essa alteração de cor, ou então a vespa não será a quercuscalicis mas sim uma outra espécie, como já explicado, a Andricus pictus.
Frederico

Anónimo disse...

Pedro,

não conheço paginas na net com informação detalhada sobre cinipidos. Se estás interessado sobre este assunto aconselho-te, se tiveres oportunidade, consultar o livro "Sanidad Forestal - Guia en imagenes de plagas, enfermedades y otros agentes presentes em los bosques". Dois dos autores sao meus professores na Universidad Politécnica de Madrid e actualmente talvez seja a publicação mais actualizada nestas questões na península ibérica. Não sei se esta disponível em Portugal.

Posso-te adiantar do Andricus pictus que só se conhecem indivíduos assexuais (desconhece-se a geração bissexual) e os insectos em estado adulto emerge da galha no mês de Fevereiro.

Um abraço

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Agostinho,

Obrigado pelo conselho de consulta.

Abraço