quinta-feira, outubro 09, 2008

A timidez feita árvore

Oxicedro ou zimbro-galego (Juniperus oxycedrus L.) - EM 608 nas proximidades de Vila Flor


O oxicedro (Juniperus oxycedrus L.) é uma espécie que, por norma, não ultrapassa os 6 a 8 metros de altura, embora muitas vezes assuma um porte arbustivo em consequência de ser podada para obter esteios para as vinhas e também por fazer parte da alimentação de alguns animais.

Esta espécie característica da bacia do Mediterrâneo está confinada no nosso país a alguns troços mais interiores dos vales do Douro, Tejo e dos respectivos afluentes.

O oxicedro é uma espécie dióica, ou seja, os órgãos reprodutores masculinos e femininos estão em exemplares distintos.
Possui raminhos pendentes e 3 folhas aciculares* por cada nó. As folhas apresentam, na página superior, duas faixas esbranquiçadas separadas pela nervura verde; esta característica facilita bastante a identificação da espécie, sendo parcialmente visível na segunda imagem.

* Semelhantes a agulhas.


Segundo a bibliografia consultada**, a madeira desta espécie é quase incorruptível, sendo por este motivo bastante apreciada na indústria do mobiliário. A partir da destilação da madeira obtém-se o "óleo de cade", com aplicações medicinais, em particular em veterinária.
Por outro lado, dos seus "frutos"*** e da resina que produz, obtêm-se substâncias com propriedades anti-sépticas.

** "Árboles en España, Manual de Identificación" de A. López Lillo e J.M. Lorenzo Cáceres.; "Guia de Campo. As árvores e os arbustos de Portugal continental", Colecção "Árvores e Florestas de Portugal", coordenada por Joaquim Sande Silva.

*** As gimnospérmicas não possuem verdadeiros frutos; neste caso concreto, a designação correcta da estrutura que encerra as sementes é gálbula baciforme.


Oxicedro ou zimbro-galego (Juniperus oxycedrus L.)


O oxicedro é uma das pérolas da nossa flora lenhosa que, como muitas outras, apresenta um enorme potencial ornamental (ainda) por explorar.

Escondida nas confins do Douro e do Tejo, quase que pedindo desculpas por querer ser árvore, aguarda timidamente e sem pressas a sua vez...O oxicedro ou zimbro-galego é uma das mais bonitas e desconhecidas árvores de Portugal!


P.S.- Podem ver aqui imagens de outro zimbro autóctone de Portugal continental.

Sem comentários: