Serra da Estrela - Verão de 2008No princípio de Agosto, a "sombra verde" fez dois anos. Embora contrariado, aproveito o facto como pretexto para fazer aquilo que não gosto de fazer: falar do blogue!
- A
sombra surgiu com um misto de boas intenções e como escapatória a um Agosto monótono.
- A
sombra começou por falar sobretudo de árvores e da Estrela, porque são dois temas que me são caros. E porque a
sombra não teria existido sem o "
Cântaro Zangado" e o "
Dias com Árvores".
- O objectivo do blogue mantém-se na defesa e divulgação das árvores monumentais de Portugal e na denúncia da falta de rigor na manutenção das árvores ornamentais nas nossas vilas e cidades.
Ocasionalmente, insurjo-me contra os desvarios cometidos no Parque Natural da Serra da Estrela, supostamente em nome do
progresso (suponho que por "progresso" se tome o enriquecimento dos monopólios existentes). E, por vezes, insurjo-me quando em causa estão valores naturais únicos no nosso país, como é o caso do vale do rio Tua.
Vai continuar a ser assim no futuro...
- A "sombra verde" é um blogue da responsabilidade de Pedro Nuno Teixeira Santos. No entanto, o blogue é construído diariamente com a ajuda de inúmeros leitores.
Este é um dos motivos que me leva muitas vezes a escrever no
plural; o outro é porque em muitas situações, nomeadamente nas que envolvem a divulgação de árvores ornamentais, este é um trabalho a dois com o Miguel Rodrigues (que comigo assina o "
Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo" e que é uma espécie de co-autor, não assumido, da
sombra).
- Gostava de alterar algumas coisas no aspecto visual do blogue, mas entre as limitações do "blogger" e as minhas, receio que isto seja o melhor que consigo fazer... Sei que há tempos prometi uma reorganização das "Ligações" através do recurso ao "del.icio.us"; esta é uma promessa para cumprir sem data marcada.
- Alguém considera que serei melhor professor e que os meus alunos aprenderão mais e melhor, se preencher mais papéis. Em parte, este será um dos motivos que farão com que o próximo ano tenha uma menor regularidade na publicação de textos.
- Mas também há
projectos a nascer e outros a crescer...Tudo a seu tempo!
- Agradeço a todos os que têm contribuído com comentários,
e-mails, notícias ou fotografias. Um pedido de desculpas a todos aqueles a quem desiludi, quando a mim recorreram em busca de esclarecimentos aos quais, sobretudo por desconhecimento mas nunca por má vontade, fui incapaz de responder.
- O caminho ainda não vai a meio...Enquanto houver árvores para dar a conhecer e
arboricídios por denunciar, a
sombra continuará o seu caminho. Até amanhã.