sábado, agosto 02, 2008

Sobreiros no continente norte-americano

Sobreiro (Quercus suber L.) - Borough Plantation, Sumter (Carolina do Sul, EUA) - Fotografia South Carolina Champion Tree Database


Para além do registo nacional de árvores monumentais dos EUA (National Register of Big Trees), existem diversos organismos/instituições que promovem uma identificação de árvores notáveis ao nível de cada estado (Exemplos: California Register of Big Trees, Big Tree Champions of Maryland ou o South Carolina Champion Tree Database, entre outros).

E foi precisamente consultando algumas destas páginas que descobri que, nos Estados Unidos, também é possível encontrar belos exemplares do nosso sobreiro.

Deste modo, o sobreiro retratado na primeira fotografia, o maior que se conhece no estado da Carolina do Sul, possui um tronco com um perímetro de 2,54 metros (100,2 inches) e uma altura de 13,7 metros (45 feet).
O exemplar retratado na segunda fotografia, considerado o de maiores dimensões na Califórnia, possui um tronco com um perímetro de 5,81 metros (229 inches) e uma altura de 21,33 metros (70 feet). A acreditar na fiabilidade dos valores referidos, este sobreiro da Califórnia será um gigante mesmo quando comparado aos melhores exemplares que se conhecem no nosso país.


No entanto, nenhum destes exemplares aparece referido no registo nacional (National Register of Big Trees), porque para além do sobreiro não ser uma árvore autóctone nos EUA, não deverá possuir o estatuto de espécie naturalizada.

Sobreiro (Quercus suber L.) - Napa (Califórnia, EUA) - Fotografia California Register of Big Trees

2 comentários:

G* disse...

Por cá, os sobreiros ainda são frequentemente considerados um obstáculo ao "desenvolvimento".

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Agradeço a chamada de atenção para o assunto, sobre o qual já tinha lido no "Jornal do Fundão" desta semana.

Amanhã mesmo escreverei um texto sobre este assunto. Obrigado.