sábado, agosto 02, 2008

O mais importante é a aparência



O Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, esteve no passado dia 31 de Julho na Serra da Estrela, mais concretamente na zona da Torre, para proceder à inauguração de um centro de interpretação sobre a mais alta montanha do continente português.

Este centro funciona junto às instalações do "Centro Comercial da Torre" e pretende, de forma resumida, informar os visitantes sobre o património natural da Serra da Estrela. Agrada-me saber deste investimento e saber que quem visita este local terá, a partir de agora, acesso a algo mais sobre esta montanha do que alguns produtos regionais e outros de procedências bem mais longínquas e duvidosas.

Afinal de contas, a Serra da Estrela é um Parque Natural e o planalto da Torre, em particular, pertence à rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa. Ainda que, por vezes, tal pareça ficção científica...

E porquê? Porque enquanto o Sr. Secretário de Estado do Ambiente da República Portuguesa inaugurava este espaço no "Centro Comercial da Torre", algumas dezenas de metros atrás, afastado dos focos dos jornalistas, continuavam a correr a céu aberto os esgotos desse mesmo edifício (ver aqui).

É assim há ano e meio. É do conhecimento de todas as entidades com responsabilidades neste âmbito.

Mas em Portugal o que conta é manter as aparências. O que interessa é que as "luzes brilhem" na frente, não importando que nas traseiras, longe dos olhares da multidão, toda a porcaria se acumule.

P.S. - Adenda: o blogue "Estrela no seu melhor" publica o vídeo da inauguração do referido centro de interpretação, onde o jornalista da RTP afirma que o problema dos esgotos a céu aberto está resolvido. A mesmo "versão oficial" foi veiculada pelo Jornal do Fundão.
Os jornais Diário XXI e O Interior explicaram o "porquê" dos esgotos continuarem a correr a céu aberto passado todo este tempo. Para situações futuras, ficámos a saber quem aceita a notícia tal como ela é "vendida" e quem a questiona e investiga.
(Nota: não coloco as hiperligações para as notícias do Diário XXI e d' O Interior, pois estas são de carácter temporário).

Sem comentários: