quinta-feira, agosto 14, 2008

El Árbol del Tule

A vila de Monchique é pródiga não apenas em belas árvores, mas também em amigos, como o Luís Baiona.

O Luís anda à descoberta do mundo... E, nestas férias, partiu rumo ao México.

Pedi-lhe que se lembrasse da "sombra verde". No íntimo, tinha a esperança que o seu percurso incluísse a povoação de Santa María del Tule. Não foi preciso pedir-lhe...

E porquê, especificamente, Santa María del Tule? Porque esta localidade mexicana, situada no estado de Oaxaca, tem um significado muito especial para todos os que gostam de árvores. É lá que se situa uma das mais famosas árvores do mundo: el Árbol del Tule.

As fotografias, de autoria do Luís Baiona, ajudam a compreender o porquê da admiração profunda, que este exemplar causa em todos os que são sensíveis à beleza e à grandiosidade de uma árvore.



Este gigante verde pertence à espécie Taxodium mucronatum Ten., a qual é vulgarmente conhecida como "ciprés mejicano" (em castelhano) ou como "ahuehuete" (no idioma nativo local).

El Árbol del Tule impressiona qualquer que seja o parâmetro que se utilize para aferir da sua grandiosidade. No entanto, importa salientar a grossura do respectivo tronco de mais de 2 milénios de idade, que alcança um valor próximo dos 34 metros* (perímetro à altura do peito).

* Nota: o valor de 34 metros é referido no livro "Árvores Monumentais de Portugal" de Ernesto Goes e no sítio "Arboles Ornamentales". No entanto, medições mais recentes da responsabilidade do sítio "The Gymnosperm Database" apontam para um valor ligeiramente superior aos 36 metros. Este mesmo sítio refere ainda que estudos recentes do ADN da árvore confirmaram que se trata de um único indivíduo e não o resultado da fusão dos troncos de diversos exemplares, tal como sugerido durante bastante tempo.



A propósito deste maravilhoso monumento vivo, convém reter a história relatado na Introdução do "Árvores Monumentais de Portugal": "É curioso referir que um cientista, de nome Kuentz, tentou no século passado (Nota: século XIX) determinar a idade dessa árvore, tendo para isso concebido um grande trado, a fim de perfurar o seu tronco até ao centro, para obter um delgado cilindro de madeira com todos os anéis de crescimento.
Para isso solicitou das entidades competentes a autorização necessária para efectuar essa operação, o que foi considerado um grande sacrilégio, por se tratar de uma árvore sagrada. Por esse facto, para uma maior segurança desta árvore, passou a ser guardada por duas sentinelas."


Afortunados os que, como o meu amigo Luís, já sentiram a sua sombra...Eu dou-me por afortunado por ter amigos como ele.

1 comentário:

Maria Lua disse...

Enaaaaa!!!!!
Fiquei de boca aberta até agora com o tamanho desta árvore!
Deve ser a Gulliver Árvore no País dos Lilliput!
Imagino ao vivo... devemos sentir-nos muitooooo pequeninos!
Obrigado pela partilha.
Bom final de semana.