sexta-feira, maio 23, 2008

Os "plantadores de árvores" estão de volta

Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris) - Encosta da Covilhã (Serra da Estrela), fotografia do José Amoreira


- A existência de populações estáveis de esquilos, bem como de outros herbívoros, tem uma importância crucial para a regeneração das florestas. Por isso, e para quem gosta de árvores e de florestas, os esquilos serão sempre bem-vindos!

- Do Ondas 3 chegam-nos duas notícias interessantes: petição a José Luis Zapatero para que plante as árvores que prometeu; filme indiano adoptado para a promoção da campanha "Plant for the Planet" (ver vídeo aqui).

- Está plantado o primeiro arboreto do concelho de Esposende, que surge no âmbito do projecto de beneficiação do Monte do Senhor dos Desamparados, na freguesia de Palmeira de Faro.

- TreeParade 2008: uma "floresta" de 178 árvores, em escala reduzida e criada por crianças e jovens de escolas de todo o país, vai colorir o Terreiro do Paço, em Lisboa. Descontadas todas as hipocrisias associadas a este tipo de iniciativas, como já desisti das actuais gerações que mandam neste país, "assino por baixo" de qualquer iniciativa que tente fazer dos mais novos verdadeiros amigos das árvores e da floresta.

-
Poderá a alfarroba "salvar" os biocombustíveis?

- Plantação de 199 árvores no Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre, Brasil) lembra vítimas do acidente da TAM, ocorrido em Julho de 2007.

- Do Árvores Vivas em Nossas Vidas: um belo poema e uma grande música sobre a árvore.

- Um novo blogue para ajudar à divulgação e preservação das árvores monumentais de Portugal: Árvores do nosso Norte.

1 comentário:

Liliana Rodrigues disse...

Olá Pedro.

Muito obrigada pela menção ao blog das Árvores do nosso Norte.

Gostaria de reiterar o meu pedido da lista das árvores classificadas como de interesse público, uma vez que ainda não consegui que me fornecessem isso na DGRF.

Muito obrigada e saudações primaveris :)