segunda-feira, maio 19, 2008

O pinheiro de Vale del Rei

Pinheiro-manso (Pinus pinea L.) - Vale del Rei, Lagoa

Este belo pinheiro-manso (Pinus pinea L.), situado no concelho de Lagoa, é para nós um mistério...O motivo? Na obra "Árvores Isoladas, Maciços e Alamedas de Interesse Público", do Instituto Florestal (1995), ele aparece como estando classificado desde 1972.

No entanto, na informação que a Direcção-Geral dos Recursos Florestais disponibilizava até há pouco tempo na sua página na internet (e que "desapareceu" com a sua recente remodelação), esta árvore não constava da lista das classificadas no distrito de Faro.

Esta é uma situação para esclarecermos junto dos próprios serviços da
Direcção-Geral dos Recursos Florestais.

Trata-se de um exemplar que em termos de dimensões fica aquém do "vizinho" pinheiro situado à beira da EN 530-1, não deixando por este motivo de ser uma árvore merecedora de admiração.

Para breve, mais informações sobre a localização exacta deste pinheiro e as respectivas dimensões, no Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo.

7 comentários:

gintoino disse...

Existia um dessas dimensões no Ludo há uns anos atrás. Não sei se ainda existirá pq o acesso a essa zona está vedado. Tenho por aqui uma foto dele. Se estiver interessado posso enviá-la e explicar-lhe como lá chegar

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Amigo Gintoino,

Claro que estou interessado em conhecer esse pinheiro!
Pode-me enviar-me a informação para:

asombraverde@gmail.com ou
arvores.do.sul@gmail.com

Obrigado e um abraço.

Ana Ramon disse...

E eu estava a ler este texto sobre o pinheiro e lembrei-me de um eucalipto enorme dentro da quinta do Pisão perto de Alcabideche que é do Estado e que funcionava juntamente com a Mitra. Não sei se ainda alberga indigentes mas fiquei sempre muito impressionada com a dimensão desse eucalipto.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Ana,

Vou verificar no "Árvores Monumentais de Portugal" do Ernesto Goes para verificar se está "referenciado"; se a Direcção-Geral dos Recursos Florestais voltar a disponibilizar a listagem de árvores classificadas por distrito também se poderá verificar.

No entanto, existem dezenas de exemplares magníficos por esse país e que ainda não estão classificados.

Fico com a "referência" para investigar um dia que passe naquela zona. Obrigado pelo teu testemunho.

Abraço

Rosa disse...

Curiosa a forma como neste nosso país as informações de interesse público são disponibilizadas, essa "malfadada" página com a informação das árvores classificadas, está permanentemente a aparecer e a desaparecer. Mas preocupante mesmo é a quantidade de árvores classificadas que "misteriosamente" tem desaparecido (estava-me a lembrar de uma tal Oliveira)

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Rosa,

Há de facto coisas difíceis de explicar; aguardo que a Direcção-Geral dos Recursos Florestais reponha essa informação sobre as árvores classificadas por distrito.

Pessoalmente, tenho motivos de "elogio" e de "reclamação" em relação à mesma; por um lado, os serviços de Faro emprestaram-nos, sem quaisquer contrapartidas, o instrumento com o qual temos feito a medição da altura das árvores. Por outro lado, em relação aos serviços centrais, aguardo há meio ano a resposta a um pedido de classificação de 3 árvores; enviei-lhes 1 e-mail há mais de um mês e "recebi" o mesmo silêncio...

Penso que quem faz as instituições são as pessoas que aí trabalham e é isso que faz a diferença entre os diversos serviços.

Ana Ramon disse...

Olá Pedro! Ainda sobre o tal eucalipto que te falei (e com esta distância de tantos anos já não sei se será um exemplar do porte impressionante... mas sei que a mim impressionou-me na altura), se um dia passares por Alcabideche e puderes visitar a Quinta do Pisão, pede para te levarem à zona chamada de "Café Refilão". Era uma imensa zona de pastagem tendo uma fonte e o tal enorme eucalipto.
Beijinhos