terça-feira, abril 10, 2007

Salvar a Mata Atlântica da América do Sul

Imagem da Mata Atlântica - retirada do sítio do projecto Doces Matas (projecto criado em 1995 para minimizar o processo de devastação da Mata Atlântica em Minas Gerais, Brasil).



Através do blogue Save our planet tomei conhecimento da iniciativa Clickarvore, promovida, entre outras, pela Fundação SOS Mata Atlântica.


A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental, criada no Brasil em 1986, e que tem como objectivos principais a defesa deste importante ecossistema da América do Sul, bem como preservar as comunidades que o habitam, promovendo um desenvolvimento sustentável.


A área de distribuição da Mata Atlântica (saber mais aqui e aqui) corresponde a uma área de aproximadamente 1 300 000 km2 (15% do território do Brasil), concentrando-se nessa zona cerca de 62% da população brasileira. A área natural da Mata Atlântica estende-se ainda para regiões vizinhas do Paraguai e Argentina.

No entanto, este ecossistema tem sofrido uma séria regressão, estimando-se que tenha sofrido uma redução de 93% no seu coberto vegetal original, sendo actualmente um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta.

Desta forma, o projecto Clickarvore, é uma iniciativa que visa promover a reflorestação desta área, com diversas espécies autóctones, sendo a sociedade civil convidada a participar através de um simples click.

Vale a pena conhecer e clicar!...

1 comentário:

avelana disse...

divulguei esta ideia há tempos , mas nunca é demais ...