terça-feira, abril 17, 2007

Novas de Amesterdão


O meu colega Manuel Ramos, de férias pela Bélgica e Holanda, lembrou-se da Sombra e tirou esta fotografia em Amesterdão.

O Manel tinha a esperança que identificasse estes belos exemplares pela fotografia; vou tentar não o desiludir e fazer o meu "diagnóstico"... ampliando a fotografia é possível observar os frutos e certos pormenores do tronco, o que me leva a dizer que se trata de dois plátanos (Platanus sp.); se neste diagnóstico deposito alguma confiança, já não me atrevo a identificar até à espécie!

Existem duas espécies de plátanos: o plátano-europeu (Platanus orientalis L.), originário da Península Balcânica e zonas adjacentes da Ásia e o plátano-americano (Platanus occidentalis L.), originário do Leste da América do Norte.

O plátano mais plantado em Portugal e em boa parte da Europa (nomeadamente em Londres onde é conhecido apropriadamente como London plane) é uma variedade do plátano-europeu, designada por Platanus orientalis L. var. acerifolia Aiton.

No entanto, esta designação ainda não é muito "pacífica" entre os botânicos, existindo ainda quem defenda que este plátano é um cruzamento entre os plátanos europeu e americano, sendo por este motivo que em muitas obras aparece referenciado como Platanus x hispanica Mill. ex Muenchh.
Entre os autores que defendem esta hipótese alguns apontam a origem do mesmo nos jardins do botânico John Tradescant, enquanto que outros autores apontam a origem deste pretenso híbrido no Sul da Europa (os nossos vizinhos espanhóis apontam inclusive a sua origem nos Jardins de Aranjuez).

O certo é que na actualidade a designação Platanus orientalis L. var. acerifolia Aiton. parece ser a mais consensual entre os especialistas.

2 comentários:

Manuel Ramos disse...

Obrigado Pedro, pelo diagnóstico e adicionais explicações que enriqueceram o meu conhecimento sobre os plátanos que, em Espanha, segundo parece, dão bananas!!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Manel, eu é que agradeço pela foto e, mesmo com tanta distracção em amesterdão, te teres lembrado da Sombra...

P.s.- Espanha é de facto uma terra estranha e cheia de fenómenos: os "plátanos dão bananas" e a gasolina é "ao preço da chuva"!