quinta-feira, abril 26, 2007

O Sítio do Pinheiro



Mais uma sugestão do Manuel Ramos em cheio! O Manel já anteriormente me tinha dado a dica para este sobreiro e agora deu-me a localização deste magnífico pinheiro-manso (Pinus pinea L.), situado na estrada de Portimão para o Alvor (num local apropriadamente chamado de Sítio do Pinheiro).


É um exemplar magnífico, particularmente em termos do perímetro da copa. No entanto, se leram este texto sobre o sobreiro dos Canhestros, saberão até onde chega o meu grau de amadorismo.
Sair de casa propositadamente para "caçar árvores" e esquecer-me dos instrumentos de medição!


Há no entanto um pormenor que ainda não consegui esclarecer relativamente a este pinheiro. Trata-se de saber se este exemplar será o pinheiro-manso classificado que vem referido na página da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, como estando situado na zona de Marachique.
Confesso que não sou um grande conhecedor de Portimão, mas fiz uma pequena pesquisa e a zona de Marachique fica nas redondezas do local onde fotografámos este pinheiro. Dito por outras palavras, seria excepcional existirem dois exemplares notáveis tão próximos um do outro.

Por outro lado, nada no local indica que este pinheiro esteja classificado. O que também não é um indicador fiável pois raramente uma árvore classificada ostenta uma placa que a identifique como tal.

É um "enigma" para desvendar brevemente...



Para breve, fica prometido um regresso ao local para o medir. Promessa a tentar cumprir no próximo fim-de-semana.


Adenda: Este exemplar é efectivamente o pinheiro-manso de Marachique, Alvor, classificado em 1996.


1 comentário:

Manuel Ramos disse...

Aqui vai a minha contribuição na geo-referenciação do lugar:
http://www.wikimapia.org/#y=37135517&x=-8562233&z=16&l=0&m=a&v=2 embora o Google não tenha coberto satisfatoriamente esta zona, ao contrário de Silves. E por falar de Silves, de sítio e de pinheiro, só agora me lembrei: em Silves também há um Sítio do Pinheiro, e com pinheiro monumental, não tanto como este, mas também grandalhote. Aqui fica a localização, a ver se dás com ele!
http://www.wikimapia.org/#y=37194955&x=-8444570&z=18&l=0&m=a&v=2

Neste site, se tiveres as coordenadas aproximadas(por GPS ou do Google Earth)encontras imediatamente o sítio que procuras.