domingo, agosto 27, 2006

À sombra dos freixos



Esta alameda de freixos (Fraxinus angustifolia Vahl) situa-se na estrada 246-1, entre Castelo de Vide e Marvão (distrito de Portalegre). Tanto quanto consegui apurar, este conjunto arbóreo está classificado de acordo com o Regulamento do Plano Director Municipal de Marvão, tal como consta da Resolução do Conselho de Ministros n.° 70/94. Estão ainda classificadas como árvores de interesse público desde 24/02/1997.

Esta alameda de freixos é um dos legados que ainda subsiste nos dias de hoje, de um passado onde quem fazia estradas também tinha preocupações de enquadramento estético. Como se viu, a posteriori, essas pessoas estavam de facto demasiado avançadas para o país que ainda somos.

Mas enfim, Planos e Resoluções à parte, aqui fica a sugestão para um passeio que recomendo vivamente nestas tardes preguiçosas de fim de Verão.

3 comentários:

Fátima Amaral disse...

Linda esta imagem,igual a tantas outras que já foram abatidas por não terem quem se preocupasse com elas,a fim de implantarem o progresso,dizem eles.Agora plantam oliveiras nas bermas das estradas e nos passeios.As oliveiras dão azeitonas que caem,deixam o chão escorregadio e provocam acidentes.Eu já fui vítima duma situação destas.

Júlia Galego disse...

Estive em Castelo de Vide no primeiro dia do ano (foi um bom começo). Não cheguei a passar por esta estrada, mas reparei que, na estrada que liga a vila a Portalegre, também existem alguns freixos igualmente com a risca branca no tronco. Não impressionam pelo seu conjunto, mas são árvores com um porte semelhante a estas.
De resto, na vila há belas árvores, nomeadamente no jardim grande.
Cumprimentos

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Júlia,

Tenho visto as suas fotos sobre as árvores dos jardins de Castelo de Vide.

Numa das entradas da vila, próximo do cruzamento para a Senhora da Penha, havia (ou ainda há)uns eucaliptos monumentais.

Por acaso, não tenho memória de ir direto de Portalegre a Castelo de Vide, pela estrada que refere, mas, no IP2, entre Portalegre e Estremoz há também alguns exemplares isolados de porte interessante, embora sem formarem alamedas.

Na estrada que liga Portalegre a Castelo de Vide, mas via Portagem (Marvão), há uns carvalhos muito interessantes a ladear a estrada; se não me engano, perto de uma localidade chamada Alvarrões (será assim que se escreve?).

Cumprimentos.

P.S. - Uns amigos meus estiveram recentemente em Campo Maior e, sabendo que eu gosto de árvores, não puderam deixar de lamentar terem visto árvores muito mal podadas nos jardins da vila.