sexta-feira, agosto 11, 2006

Definição de país do 4º mundo

De acordo com uma notícia hoje publicada no "Diário de Notícias", o Parque Nacional da Peneda-Gerês arde há 8 dias...sim, oito dias!!! Entre outros sítios importantes para a conservação da biodiversidade do Parque, já ardeu a mata do Ramiscal que albergava um dos maiores núcleos de floresta autóctone, incluindo um dos mais significativos núcleos de azevinho (Ilex aquifolium) do país. Esta mata e zonas adjacentes, constituíam também o habitat da última águia-real (Aquila chrysaetos) do Parque, o que é um rude golpe na conservação desta espécie, sobretudo numa altura em que se pondera a reintrodução de mais exemplares desta espécie com vista à consolidação de um núcleo estável dentro dos limites da Peneda-Gerês.
Note-se que o azevinho é uma das espécies da flora lenhosa mais ameaçadas no nosso país; e que no ano transacto, no devastador incêndio que devorou o troço superior do vale glaciar do Zêzere, no Parque Natural da Serra da Estrela, já tinha ardido o mais significativo núcleo nacional de teixo (Taxus baccata) outra espécie lenhosa ameaçada de extinção em Portugal.

Que o país nada em dinheiro já nós sabíamos, desde que em 2004 se construíram estádios de futebol que levam 30 000 pessoas e os ofereceram a clubes como o U. Leiria que chega a ter assistências de 500 pessoas!!! O que nós não sabíamos é que temos de facto um país milionário, rico em recursos e sem quaisquer problemas de contas públicas, e que obviamente prefere gastar milhões em aluguer de aviões do que milhares pondo pessoas a vigiar, já não digo todas, mas pelo menos as zonas mais importantes do único Parque Nacional que temos...Mas enfim, com o aproximar do início do campeonato o povão quer é bola, quer é saber quando é que o Benfica vai começar a ganhar e quem vai treinar o Porto, não é?! Afinal de contas a águia-real é só um pássaro e pássaros há muitos, os teixos até são venenosos e azevinhos são preferíveis os de plástico, made in china, para enfeitar a sala no Natal!!!...

Já agora, senhores incendiários, por quantos mais verões nos vai ser dado o humilde e não merecido prazer de podermos desfrutar das sombras da mata de Albergaria?

Mata de Albergaria, Parque Nacional da Peneda-Gerês (Março de 2006)

Sem comentários: