Encontrar uma azinheira no Alentejo, não possuindo informações muito precisas, pode ser uma experiência semelhante à de encontrar uma agulha num palheiro.
Foi essa a sensação vivida em Setembro passado, para encontrar a azinheira do Monte Barbeiro, no concelho de Mértola.
Curiosamente, voltámos a sentir algo semelhante há cerca de um mês, para encontrar uma outra azinheira monumental, situada igualmente no concelho de Mértola.
Desta vez, o objectivo era localizar a azinheira classificada da Herdade das Pias, situada entre Amendoeira da Serra e o Monte das Pias, bem perto do Pulo do Lobo (famoso troço do rio Guadiana).
Apesar das informações recolhidas no Turismo de Mértola e junto de alguns naturais da aldeia de Amendoeira da Serra, os dados que obtivemos sobre a localização da referida árvore não foram tão precisos quanto era desejado.
E após uma hora a percorrer o terreno que mais nos pareceu corresponder à descrição que nos tinha sido dada, a única azinheira digna de registo que encontrámos foi o exemplar retratado na imagem acima.
Trata-se de uma azinheira com dimensões acima da média, mas poderá ser esta a árvore com 500 anos de idade e classificada há 10 anos? Tendo em conta o estado de degradação da árvore, o nosso sincero desejo é que estejamos enganados!
Apesar de estarmos a efectuar alguns contactos com vista a confirmar se esta é a referida azinheira classificada, aceitamos de bom grado o auxílio de algum leitor que conheça esta árvore.
Para além da fotografia anterior, deixo ainda uma ligação para uma imagem do Wikimapia, para auxiliar na localização desta azinheira (nota: repare-se que nesta imagem de satélite, a árvore apresentava ainda uma copa relativamente compacta).
Sem comentários:
Enviar um comentário