sábado, dezembro 29, 2007

A beleza da bétula

Bosque de bétulas (Betula sp.) - Serra da Estrela, Dezembro de 2007

"As bétulas, também conhecidas por vidoeiros, são das árvores mais belas que em Portugal podemos encontrar nas montanhas de maior altitude...", Fernando Catarino (Árvores e Florestas de Portugal, Volume 5).

P.S. - Como já anteriormente tinha mencionado, muitos botânicos, como Jan Jansen, insistem em que a bétula autóctone da Estrela (e da generalidade das montanhas ibéricas) é a Betula celtiberica Rothm. & Vasc. Para os defensores desta corrente, a Betula pubescens Ehrh. é uma espécie distinta, exótica na Estrela, com a agravante de entretanto ter começado a formar híbridos com a dita espécie autóctone.
No entanto, tal como referido por Fernando Catarino na citada obra, existe hoje outra corrente que defende a agregação destas bétulas europeias numa única espécie; daí aparecerem como sinónimos em muitos guias de árvores as seguintes designações: Betula alba L., Betula pubescens Ehrh. e Betula celtiberica Rothm. & Vasc.
Deste modo, e para não ferir susceptibilidades, identifiquei as árvores da imagem apenas com a designação Betula sp.
No entanto, o mais importante é sublinhar que estas "polémicas botânicas" não afectam em nada a beleza destes bosques, realçada pelo manto branco da neve...

6 comentários:

TPais disse...

Recentemente foi-me dito que tambem havia quem chamasse às Betulas, as "Noivas da Floresta".
Nunca tinha ouvido mas tendo em conta o tom esbranquiçado dos seus troncos levou-me a acreditar nesta afirmação.
Já tinhas ouvido este nome?Ou será que pertence a outra especie?
Abraço e bom Ano
Tiago

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Tiago,

Não conhecia essa designação...mas fiquei curioso. Fui até à página da "Flora digital" da UTAD (a qual possui uma boa base de dados de "nomes vulgares" da nossa flora) e nada; mas depois fui ao Google e daí fui (re)direccionado para uma página da CM de Amarante que refere ser "noivas da floresta" uma das designações populares (pelo menos nessa zona) para as bétulas.
Ao que parece a origem dessa designação poderá ter a ver com o branco característico do tronco destas árvores.Pensando bem..é uma designação bem engraçada e apropriada tendo em conta as características desta espécie...

Obrigado pela tua questão...desconhecia por completo essa informação e fiquei a saber um pouco mais sobre estas árvores.

Abraço e Bom Ano,

RPL disse...

Também gosto muito de bétulas.

Mas não são apreciadas em todo o lado. Em Portugal são raras e por isso mais apetecidas (fiquei espantado de as ver na serra de montemuro).

Mas na Europa de Leste têm outras associações. Quando comentei a beleza das bétulas a um Checo que comigo passeava num bosque na República Checa ele sorriu e disse-me que as bétulas eram a imagem que os prisioneiros políticos enviados para os gulag da Sibéria viam dias a fio até lá chegarem.

Escusado será de dizer que no imaginário dos povos ocupados pela URSS não era uma visão popular!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Rui Pedro,

É curioso que quando cheguei a casa e passei estas fotografias para o computador a primeira "imagem" que associei a esta fotografia foi a de uma paisagem siberiana. Embora, evidentemente, sem essa "carga histórica"...

Mas é compreensível que na Europa de Lesta a imagem das bétulas traga as piores recordações.

Abraço, bom ano.

helena disse...

bétulas, aqui està um nome que nao conhecia...resido no estrangeiro e sou muito alérgica ao polen desta arvore, o meu médico explicou-me que nao existindo bétulas no meu país de origem a alergia deu-se au contacto ao longo dos anos...estou admirada de ver que em portugal também ha bétulas.abraço.helena

Unknown disse...

onde posso encontrar um floresta de bétulas perto de lisboa?