terça-feira, setembro 26, 2006

Caçadores de árvores II

Da passagem pelo Alentejo retivemos ainda o seguinte:

- No Alvito: vários exemplares de cipreste (Cupressus sempervirens L.) com bom porte e, nos jardins da Pousada, um plátano (Platanus orientalis L. var. acerifolia Aiton) e uma palmeira também já com dimensões assinaláveis. A palmeira aparenta ser uma Washingtonia filifera. No entanto, fica a fotografia e se alguém me quiser auxiliar na confirmação da respectiva identificação, ficam os meus sinceros agradecimentos.


Cupressus sempervirens L. no exterior da Pousada do Alvito




Palmeira no jardim da Pousada do Alvito


No entanto, a árvore que maior interesse nos despertou foi uma oliveira (Olea europaea L.), com um P.A.P. de aproximadamente 6 metros. Relembro que não dispúnhamos de uma fita métrica e que tivemos que improvisar uma corda; no entanto, este valor não deverá estar muito longe do valor exacto.
Esta oliveira situa-se no exterior da Pousada e em princípio não corresponderá à chamada "oliveira dos namorados", referida no livro de Ernesto Goes, "Árvores Monumentais de Portugal"; até porque a oliveira aí descrita se situava nos próprios jardins da Pousada.

Confusos? Pois, nós também ficámos, mas como metemos na cabeça que ainda iríamos a Moura nessa tarde, não tivemos mais tempo para deslindar este aparente mistério! Se algum dos leitores deste blogue tiver mais informações acerca desta "oliveira dos namorados" do Alvito, agradecíamos que publicassem um comentário.


Oliveira no exterior da Pousada do Alvito


Um pouco mais impressionante foi a oliveira que encontrámos na N258 entre o Alvito e a Vidigueira, um pouco adiante do sobreiro de que falei no texto de ontem, com cerca de 7 m de P.A.P. Trata-se de um exemplar magnífico, situado junto a um viveiro e que aparenta ter sido transplantada para este local, podendo inclusivamente ser um exemplar que os donos do viveiro ponderem vender, caso surja uma boa oferta.

Oliveira na N258 entre o Alvito e a Vidigueira

Para finalizar, uma boa notícia e uma triste:

- Tanto quanto conseguimos apurar junto de habitantes da aldeia de Estrela (distrito de Beja), a aroeira classificada existente na Herdade da Pata, terá já morrido.

- O olival, referido por Ernesto Goes, situado na localidade de Neves, na estrada de Serpa para Beja, ainda existe e tem vários exemplares notáveis, como o da fotografia abaixo.

Oliveira nos arredores da localidade das Neves (junto a Beja)

2 comentários:

Crix disse...

Exemplares notáveis, de facto...e parabéns pela idéia de caçar árvores. Tambémm gosto
Abraço

bettips disse...

Que lindo, amigo. Adoro oliveiras e falo com elas, velhas e novas. Obg por imagens tão belas. Abç