"A Direct Wines, o maior retalhista independente de vinhos do mundo, e a Corticeira Amorim plantaram sobreiros no Reino Unido, num gesto que procura simbolizar a parceria entre as duas multinacionais, líderes mundiais nos seus sectores". Esta acção contou com o apoio do deputado britânico Martin Salter e foi a primeira de um conjunto de iniciativas, em Portugal e no Reino Unido, de defesa da importância do sobreiro e do sector da cortiça - Ler a notícia integral na página do "Expresso".
A ONG Euronatura e a Fundação João Lopes Fernandes lançaram, no passado dia 19 de Novembro, através do sítio www. joaquimvieiranatividade.com, o filme "Três pessoas e um sobreiro". O filme pretende, passados que estão 40 anos após a sua morte, homenagear a figura de Joaquim Vieira Natividade, figura ímpar da ciência florestal nacional.
Por outro lado, o documentário "À sombra do sobreiro", de Olivia Blyth, já tem um teaser para auxiliar na respectiva promoção. E por falar em documentários, a BBC 2 emitiu, durante o passado mês de Dezembro, o documentário "Cork - Forest in a Bottle".
Claro que este tipo de artigos causa sempre alguma urticária em certos sectores, bastando para tal ler este texto no blogue sobre vinhos "Vinography".
Um dos últimos comentários a este texto chega mesmo a afirmar que o governo português teve que criar uma área de protecção para a plantação de eucaliptos, ameaçada pela expansão das plantações de sobreiro e que o sobreiro nem sequer é uma espécie nativa no nosso país: "(...) The Portugal government had to create a protected area of eucalyptus because the cork farmers were clear cutting them to plant - yep you guessed it - cork trees. Cork trees are not indigenous to the region to begin with".
É este tipo de mentiras e de contra-informação que circula pela internet e que deve ser, de forma urgente e veemente, combatida.
P.S. - Este conjunto de informação foi disponibilizado pelo Luís Gil, membro da Unidade de Tecnologia da Cortiça, do INETI.
3 comentários:
Gostei muito dos teus comentários Pedro. Relamente o defensor dos eucaliptos é hilariante.
Ainda dentro do assunto dos sobreiros, gostava de lhe perguntar se sabe alguma coisa do que se passa com a conservação do lince ibérico em Portugal... Ouvi dizer que iam criar centros de reprodução na Malcata e no Algarve mas, depois nunca mais se ouviu falar do assunto. É incrível como a comunicação social despreza este tema! Pelo que sei já não há linces em Portugal, mas sei disto por procurar informação na net, porque as televisões, principalmente portuguesas, estão se bem a burrifar.
Obrigado desde já!
Viva e, antes de mais, votos de Bom Ano.
O programa de reprodução em cativeiro em Espanha está a correr bem e já nasceram várias dezenas de linces. Por este lado, pode-se dizer que está a correr conforme o previsto de tal forma que, ainda no decurso de 2009, deverão chegar linces para o centro português de reprodução em cativeiro (em Silves).
No entanto, o verdadeiro teste para a sobrevivência da espécie consiste na forma como estes animais se irão comportar em meio natural e se serão capazes, juntamente com os animais que vivem em liberdade, de constituir populações viáveis a longo prazo.
Uma coisa sabemos de antemão…Para além de animais saudáveis e geneticamente diversificados em número suficiente, é necessário disponibilidade de alimento (coelho) e uma boa gestão dos habitats. E esta é a parte difícil, pois com a pressão do turismo de massas e da agricultura/floresta intensiva no Sul da Península Ibérica, é cada vez mais difícil arranjar zonas com extensão suficiente para albergar as populações deste felino.
Veremos o que o futuro nos diz...Mas se com toda a riqueza europeia não formos capazes de salvar este felino da extinção, ficaremos sem qualquer tipo de moral para exigir que outros, nomeadamente em África, o façam...
Abraço.
Se há Linces Ibéricos no planeta é graças aos espanhóis. Portugal nada conseguiu para evitar o seu desaparecimento em território nacional. Esperemos que esta vergonha não se repita com o repovoamento que aí vem.
Cumprimentos.
Enviar um comentário