sábado, setembro 06, 2008

A oliveira de S. Clemente (Loulé)



Uma oliveira monumental pronta a ser descoberta no "Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo".

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Belo exemplar de oliveira, como outros mencionados neste blogue. Resido no Alto-Douro, onde a oliveira tem, a par com a vinha, um forte impacto na economia local. Curiosamente não conheço um único exemplar digno de menção, tendo por referência os exemplares divulgados.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro Rafael,

De facto, no Algarve e no Baixo Alentejo encontramos, com alguma facilidade, oliveiras com um porte assinalável. Penso que a causa primeira para esta situação se prende com a idade destes exemplares, provavelmente pelo facto da cultura da oliveira ser mais antiga nesta parte do território nacional.
Por outro lado, noutras zonas do país é provável que se tenha privilegiado a maximização da produção, com uma substituição periódica de oliveiras velhas por novas oliveiras, o que pode ter impedido que exemplares com muitos anos chegassem até aos nossos dias. Mas confesso que, relativamente a este ponto, estou a especular.

Relativamente à questão específica da cultura da oliveira no Alto Douro, seria uma questão interessante para colocar ao professor António Barreto (http://o-jacaranda.blogspot.com/) que conhece como poucos essa região.